domingo, 22 de março de 2015


CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
ÁRIES(21/03 A 20/04)

INDEPENDÊNCIA, AÇÃO, CORAGEM, PIONEIRISMO, LIDERANÇA, FRANQUEZA, AUTO-AFIRMAÇÃO, FORÇA FÍSICA, AGRESSIVIDADE, TEIMOSIA, AUTORITARISMO, EGOÍSMO, RÁPIDO DESINTERESSE.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
TOURO(21/04 A 20/05)

PACIÊNCIA, PERSISTÊNCIA, SENSUALIDADE, BUSCA DE PAZ, PRATICIDADE, ESTABILIDADE, SENTIDO DA FORMA E ESTÉTICA, HARMONIA, BELEZA, ACOMODAÇÃO, TEIMOSIA, MATERIALISMO, CIÚME, POSSESSIVIDADE.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
GÊMEOS(21/05 A 20/06)

COMUNICABILIDADE, INTELIGÊNCIA, INSTABILIDADE, VARIEDADE DE INTERESSES E OBJETIVOS, CURIOSIDADE, MUTABILIDADE, DISPERSÃO, VERSATILIDADE, SUPERFICIALIDADE.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
CÂNCER(21/06 A 21/07)

PROTEÇÃO, RECEPTIVIDADE, SENTIMENTOS, SENSIBILIDADE, TERNURA, CRIATIVIDADE ARTÍSTICA, INTUIÇÃO, CARÊNCIA, COMPORTAMENTO “LUNÁTICO”, FANTASIA, IMPRESSIONABILIDADE, VULNERABILIDADE PSÍQUICA E EMOCIONAL, INSEGURANÇA.


CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
 LEÃO(22/07 A 22/08)

EMOÇÃO, FORÇA CRIADORA, PODER, COMANDO, GENEROSIDADE, ESPONTANEIDADE, INTUIÇÃO, LIDERANÇA, ORGULHO, VAIDADE, DRAMATICIDADE, EXIBICIONISMO, EGO INFLADO.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
VIRGEM(23/08 A 22/09)

DESEJO DE SERVIR E SER ÚTIL, MENTE PRÁTICA, ANÁLISE, ORDEM, APERFEIÇOAMENTO, DEDICAÇÃO, DETALHE, PERFECCIONISMO, CRÍTICA, EXIGÊNCIA, INQUIETAÇÃO, SENTIMENTO DE CULPA, TIMIDEZ.
CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
LIBRA(23/09 A 22/10)

SENSO ESTÉTICO, BUSCA DE HARMONIA E PAZ, NECESSIDADE DE ASSOCIAÇÃO E RELAÇÃO, COOPERAÇÃO, DIPLOMACIA, IMPARCIALIDADE, DIFICULDADE EM DECIDIR, DEPENDÊNCIA, INSEGURANÇA, FALTA DE PROFUNDIDADE.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
ESCORPIÃO(23/10 A 21/11)

PROFUNDIDADE, MAGNETISMO, SEXUALIDADE, ENVOLVIMENTO EMOCIONAL, PERSISTÊNCIA, PERSPICÁCIA, SENSO DE PESQUISA, INTUIÇÃO, DESAPEGO, RECICLAGEM, CAPACIDADE DE CURA, DESCONFIANÇA, INFLEXIBILIDADE, OBSESSÕES, LUTAS DE PODER, CONTROLE EXCESSIVO, CIÚMES E VINGANÇA.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
SAGITÁRIO(22/11 A 21/12)

IDEALISMO, DESEJO DE LIBERDADE E AVENTURA, EXPANSÃO, FRANQUEZA, ASPIRAÇÕES, NOVOS HORIZONTES, OTIMISMO, ALEGRIA, JOVIALIDADE, INTUIÇÃO, DOM PROFÉTICO, EXAGEROS, FANATISMO, RIGIDEZ, DOGMATISMO, MORALISMO, FALTA DE TATO, INQUIETUDE.


CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
CAPRICÓRNIO(22/12 A 20/01)

RESPONSABILIDADE, DEVER, TRABALHO, ORGANIZAÇÃO, PRUDÊNCIA, SERIEDADE, REPRESSÃO, ISOLAMENTO, DEPRESSÃO, DIFICULDADE EM RELAXAR, EM SENTIR, POIS ESTÁ MUITO VOLTADO PARA O ASPECTO PRÁTICO E REALIZADOR.





CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
AQUÁRIO(21/01 A 19/02)

INVENTIVIDADE, ORIGINALIDADE, INTUIÇÃO, VISÃO LARGA, SEM PRECONCEITOS, HUMANITARISMO, AFETO IMPESSOAL, DESEJO DE MUDANÇA, REBELDIA, EXCENTRICIDADE, NERVOSISMO.





CARACTERÍSTICAS DO SIGNO DE
PEIXES(20/02 A 20/03)

INTUIÇÃO, RECEPTIVIDADE, PERCEPÇÃO SENSÍVEL, AFETIVIDADE, INSPIRAÇÃO, ARTE, IMPRESSIONABILIDADE, MEDIUNIDADE, IMAGINAÇÃO, ROMANTISMO, CRIATIVIDADE, EMPATIA, SONHOS, FANTASIA, ILUSÃO, CONFUSÃO, ESCAPISMO.

















segunda-feira, 16 de março de 2015

JORNAL VIRTUAL DO 
CEEJA PADRE MORETTI

NOSSA MARCA
NOSSA HISTÓRIA

Este projeto educacional é de produção colaborativa dos alunos e professores, desenvolvido neste CEEJA, de Porto Velho – RO. O objetivo deste projeto proporciona aos alunos a oportunidade de inclusão no mundo virtual, mediado pela tecnologia, principalmente os portáteis, como fonte de leitura. Para isso, foram realizadas pesquisas na Internet, seleção de textos e etc., para criação do nosso jornal virtual. A concepção metodológica empregada para o desenvolvimento deste projeto foi baseada na interação entre os colaboradores com o intuito de transformar o cotidiano em notícia atrativa, divulgando informações atualizadas e de interesse geral. A implementação deste projeto está voltada para o desenvolvimento dos alunos, incentivando o hábito da leitura e da produção textual, por meio das tecnologias da informação e da comunicação, visando desenvolver essas competências e habilidades.

As dificuldades de nossos alunos, em interagir com os demais no convívio escolar e no desenvolvimento de atividades oferecidas pela instituição, levaram-nos a desenvolver este projeto que nos possibilitou trabalhar com a interdisciplinaridade para o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos.
Um dos objetivos foi criar meios que possibilitassem à comunidade escolar o acesso às informações locais atualizadas através do Jornal Virtual e, assim, estimular o interesse pela leitura e pesquisa de temas atuais, buscando integração social e cultural entre escola e comunidade.
Assim, a pretensão é incentivar nossos alunos ao reconhecimento de seu espaço de vivência e compreensão dos aspectos pessoais, locais, sociais, regional e global, os quais estão relacionados e interferem em nossa vida. Incentivar os nossos alunos a valorizar a construção da nossa história, respeitando os nossos limites, possibilitando argumentação na troca de opiniões e informações.

Aguardamos a contribuição de todos com textos que possam contar algo de interesse dos colegas e em breve estaremos postando mais informações.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Edital Exames Gerais - 2015


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PADRE MORETTI
Rua Herbert de Azevedo, 1649 – Olaria – CEP.: 76.804-068 – Porto Velho, RO – Fone: (69) 3224-4477
                                                                                                                                                                            
EDITAL Nº 001/CEEJAPeMORETTI/RO                                       Porto Velho, 26 de fevereiro de 2015.
Divulga os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos, do Ensino Fundamental e Médio, visando a aferir os conhecimentos dos candidatos mediante exames.
 
 






                    A DIRETORA DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PADRE MORETTI DO ESTADO DE RONDÔNIA, no exercício de suas atribuições legais que lhe confere a Portaria 185/2015/GAB/SEDUC de 16/01/2015, e considerando o disposto nos artigos 37 e 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96 e nas Resoluções nº. 149/05, nº. 202/05, nº. 552/09, nº. 806/10 e nº. 827/10-CEE/RO e na Portaria nº. 1165/13-GAB/SEDUC de 29/10/2013, torna público, através deste edital, os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos, do Ensino Fundamental e Médio, em datas e horários divulgados pelo CEEJA Pe. Moretti e as quais constam em anexo neste edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. A realização dos Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos, do Ensino Fundamental e Médio, ficará a cargo da Equipe Gestora e Pedagógica que compete a Elaboração do Edital, Publicação dos resultados finais e decidir por dúvidas inerentes a tudo que estiver pertinente ao processo, e aos demais Servidores lotados neste Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA Padre Moretti desempenhar um trabalho que prima pela lisura, clareza, sigilo e inviolabilidade e confere competência exclusiva aos Professores a responsabilidade de: Elaborar os vários tipos de Provas, toda parte Logística, como: Organizar, Grampear, Envelopar, Empacotar, Vedar as Provas e dispor todo Material de Expediente nas Caixas e nas Pastas, bem como: Aplicação das Provas, Correção da Redação e Correção e Revisão da Correção das Folhas de Respostas, Lançamento das Notas e Elaboração, Revisão, Conferência e Divulgação das Atas com o Resultado Final, e será de competência da Coordenadoria Regional de Educação – CRE todo o apoio pedagógico e logístico e de inteira responsabilidade da secretaria deste CEEJA Pe. Moretti todo o processo de inscrição que se fizer necessário para os/as candidatos(as)/alunos(as) à realização do evento. Além do que a secretaria desta Instituição de Ensino deverá entregar à Supervisão até quinze dias úteis após o término das inscrições, inclusive das realizadas nas Unidades Socioeducativas e Penitenciária Federal, todo material necessário para o cumprimento dos certames, como: a Lista geral dos/das inscritos(as), as Atas individuais por área para os Exames Gerais/Provão ou por componente curricular para Circulação de Estudos, o Comprovante de inscrição e seu respectivo documento e a(s) solicitação(ões) de Condições Especiais, se for o caso;
1.2. É de inteira responsabilidade de um representante local da Penitenciária Federal e dos Centros de Internação Socioeducativas pelas inscrições dos/das candidatos(as) e compete a entrega à secretaria do CEEJA Pe. Moretti em até sete dias úteis após o término das inscrições todo material necessário para o cumprimento dos certames, como: a Lista dos/das Inscritos(as) e seus respectivos documentos e a(as) solicitação(ões) de Condições Especiais, se for o caso;
1.3. Os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão do Ensino Fundamental, 5º ao 8º ano (segundo segmento), e do Ensino Médio, e de Circulação de Estudos para alunos(as) retidos(as) no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou no 3º ano do Ensino Médio, das instituições de ensino públicas e privadas, ofertados gratuitamente, para certificação de conclusão em níveis de ensino nos municípios e principais distritos do estado de Rondônia, serão realizados neste CEEJA Pe. Moretti e autorizados pela Seduc ou reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação – CEE e aplicados no CEEJA e, se necessário, nas demais instituições de ensino público;
1.4. Os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão do Ensino Fundamental, 1º ao 4º ano (primeiro segmento), 1º ao 8º ano em nível de conclusão do Ensino Fundamental e em nível de conclusão do Ensino Médio, serão realizados neste CEEJA Pe. Moretti e aplicados nas Unidades Socioeducativas e Penitenciária Federal, e estes ocorrerão uma vez a cada semestre, que no 1º semestre compreende o mês de maio e no 2º semestre compreende o mês de outubro, conforme ‘calendário e horário’ específico estabelecido pelo CEEJA Pe. Moretti, divulgado no Anexo IX deste edital e de acordo com as peculiaridades locais;
1.5. Os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão, aplicados apenas no CEEJA ou nas demais instituições de ensino público, do Ensino Fundamental, 1º ao 4º ano (primeiro segmento), ocorrerão dez vezes por ano, que no 1º semestre compreendem os meses de fevereiro, março, abril, maio e junho e no 2º semestre compreendem os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, conforme consta no ‘calendário e horário’ estabelecido pelo CEEJA Pe. Moretti e divulgado no Anexo IX deste edital;
1.6. Os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão, aplicados no CEEJA ou nas demais instituições de ensino públicas e nos municípios, distritos ou demais comunidades próximas, do Ensino Fundamental, 1º ao 4º ano (primeiro segmento), 5º ao 8º ano (segundo segmento) em nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ocorrerão uma vez a cada semestre, que no 1º semestre compreende o mês de maio e no 2º semestre compreende o mês de outubro, conforme consta no ‘calendário e horário’ estabelecido pelo CEEJA Pe. Moretti e divulgado no Anexo IX deste edital;
1.7. Os Exames de Circulação de Estudos, aplicados no CEEJA Pe. Moretti ou nas demais instituições de ensino público, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oferecidos aos/às alunos(as) devidamente matriculados(as) na rede pública ou privada de ensino, retidos(as) no 8º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA e no 3º ano do Ensino Médio da EJA, ocorrerá no mês de agosto ou logo após o final do 1º semestre e no mês de fevereiro ou após o final do 2º semestre para os/as alunos(as) tanto retidos(as) no 8º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA quanto retidos(as) no 9º ano do Ensino Fundamental Regular e também para os/as retidos(as) no 3º ano do Ensino Médio da EJA ou do Regular, conforme consta no ‘calendário e horário’ estabelecido pelo CEEJA Pe. Moretti e divulgado no Anexo IX deste edital;
1.8. Os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA, aplicados nos municípios, distritos e demais comunidades solicitantes para realização do Provão e nas Unidades Socioeducativas e Penitenciária Federal acontecerá concomitantemente nas datas previstas desses Exames aplicados no CEEJA Pe. Moretti;
1.9. O “Calendário e Horário” constante no Anexo IX deste Edital poderão ser modificados. As alterações e novas datas estabelecidas para aplicação dos Exames serão amplamente divulgadas e acompanhadas da justificativa às mudanças ocorridas.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS
2.1. Para os/as candidatos(as) e alunos(as) submeterem-se aos Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos serão exigidos:
2.1.1. Idade mínima de 15 (quinze) anos para o Ensino Fundamental e 18 (dezoito) anos para o Ensino Médio;
2.1.2. Preenchimento do requerimento de inscrição (Ficha de Inscrição) aos exames, cujo modelo consta no Anexo VI deste edital, no próprio CEEJA Pe. Moretti ou em outro local de inscrição previamente determinado, exceto para os/as candidatos(as) das Unidades Socioeducativas e Penitenciária Federal cujo serviço deverá ser executado por representante local em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça – SEJUS;
2.1.3. 02 (duas) fotos coloridas 3x4 recentes e nítidas;
2.1.4. Uma cópia legível de documento oficial de identificação pessoal com foto, como: Carteira de Identidade – CI (Civil ou Militar), Carteira Nacional de Habilitação – CNH (atual), Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou Passaporte, documentos estes reconhecidos para fins de identificação pessoal (na forma da lei federal);
2.1.4.1. Dar-se-á prioridade ao recebimento da cópia da Carteira de Identidade – CI em anexo a Ficha de Inscrição citado no subitem 2.1.2., pelo motivo de este ser um documento que se preocupa na acentuação correta dos nomes registrados em cartório e que satisfazem quanto às exigências na emissão do Certificado de Conclusão.
2.1.5. Não serão aceitos como documentos de identidade aqueles que não estejam listados no subitem 2.1.4., tais como Protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas;
2.1.6. Para os/as candidatos(as) internos(as) e privados(as) de liberdade as fotos poderão ser inseridas na própria Certidão de Internação expedida pelo Juizado da Vara da Infância e Juventude responsável pelas Unidades Socioeducativas e na Ficha Carcerária expedida pelo Juiz responsável pela Penitenciária Federal, em que esses documentos são obrigatórios;
2.1.7. Declaração da escola de origem, indicando o(s) Componente(s) Curricular(es) em que o/a aluno(a) ficou retido(a), para os Exames de Circulação de Estudos.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições deverão ser efetuadas gratuitamente na secretaria do CEEJA Pe. Moretti ou em outro local de inscrição previamente determinado;
3.2. No ato das inscrições o/a candidato(a)/aluno(a) deverá atender o item 2. Dos Requisitos Básicos constante neste Edital;
3.3. Não será exigida no ato da inscrição, para os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão, a comprovação de escolaridade do/da candidato(a);
3.4. Para os/as candidatos(as)/alunos(as) impossibilitados(as) em comparecerem para efetuarem a inscrição, a mesma poderá ser realizada por outrem munido(a) de Procuração reconhecida em cartório, documentos originais do Procurador(a) e fotocópia autenticada de todos os documentos em que seus números constem na Procuração;
3.5. O/A candidato(a) é o(a) ÚNICO(A) responsável pelo correto preenchimento do Formulário de Inscrição e pelas informações contidas no mesmo, ainda que a inscrição tenha sido efetuada por seu/sua Procurador(a) ou por responsável das inscrições nas Unidades Socioeducativas ou na Penitenciária Federal;
3.6. A efetivação da inscrição implica na aceitação, por parte do(da) candidato(a)/aluno(a), das condições fixadas para a realização dos Exames, não podendo, sob hipótese alguma, alegar desconhecimento delas;
3.7. No momento da inscrição o/a candidato(a)/aluno(a) ou seu Procurador(a) receberá o Cronograma do(s) Exame(s) ao qual o/a inscrito(a) será submetido(a);
3.8. A qualquer tempo, a inscrição e a prova poderão ser Canceladas, se constatada qualquer falsidade nas declarações constantes na Ficha de Inscrição e/ou quaisquer irregularidades na prova ou nos documentos apresentados pelo(a) candidato(a)/aluno(a) ou seu(sua) Procurador(a) legal;
3.8.1. Motivos que poderão acarretar o Cancelamento da Inscrição: não constar na Ficha de Inscrição a assinatura do/da candidato(a)/aluno(a) ou em anexo a Ficha de Inscrição não constar foto ou cópia do documento de inscrição ou declaração da escola ou se pelo menos um dos anexos solicitados não cumprirem com as exigências citadas nos subitens: 2.1.3.; 2.1.4.; 2.1.5.; 2.1.6.; e 3.4.
3.8.2. As Inscrições Canceladas serão divulgadas em data prevista para resposta à Solicitação de Condições Especiais que consta no Anexo IX deste edital.

4. AOS/AS CANDIDATOS(AS)/ALUNOS(AS) COM NECESSIDADES ESPECIAIS E ATENDIMENTOS DIFERENCIADOS OU ESPECÍFICOS
4.1. O/A candidato(a)/aluno(a) que faça parte de uma religião que o(a) impossibilite fazer provas na sexta-feira (quando houver), no período noturno, deverá informar no Formulário de Condições Especiais, cujo modelo consta no Anexo VII deste edital, a solicitação para fazer o Exame, no período vespertino, neste formulário deverá ser anexada um documento expedido pela igreja/templo e assinado e carimbado pelo líder religioso;
4.2. O/A candidato(a)/aluno(a) portador(a) de qualquer deficiência que necessite de condições especiais para a realização das provas deverá solicitá-la, no ato da inscrição, indicando claramente no Formulário próprio, como o citado no subitem 4.1., o Tipo de Deficiência e a Condição Especial Necessária, neste formulário deverá ser anexado um documento expedido, assinado e carimbado por um médico com informações que justifique a solicitação;
4.3. A solicitação de condições especiais junto com documento anexo será analisada pela Equipe Gestora e Pedagógica do CEEJA Pe. Moretti que obedecerá aos critérios de viabilidade e de razoabilidade para atendimento, sendo o resultado divulgado em data prevista para Resposta da Solicitação de Condições Especiais e divulgado no Anexo IX deste edital;
4.4. O/A candidato(a)/aluno(a) que não informar no Formulário para Solicitação de Condições Especiais, como o citado no subitem 4.1. e 4.2., sua religião e/ou seu Tipo de Deficiência e principalmente sua Condição Especial necessária para realização das provas será considerado sem necessidades especiais;
4.5. O/A candidato(a)/aluno(a) com necessidades especiais participará dos Exames que se inscreveu em igualdade de condições com os/as demais candidatos(as)/alunos(as), no que se refere às datas, aos locais, ao tempo de realização das provas, aos conteúdos, as provas e seu grau de complexidade e tudo quanto a aferição dos conhecimentos;
4.6. Será considerada indeferida quando o Formulário para Solicitação de Condições Especiais não estiver preenchido corretamente ou não estiver anexado documentos citados nos subitens 4.1. e 4.2.
4.7. LACTANTE
4.7.1. As candidatas lactantes deverão, no momento da inscrição, solicitar Atendimento Especial no formulário citado no subitem 4.1., pois durante a realização da prova, deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada com seu bebê para essa finalidade e esta acompanhante será a responsável pela guarda da criança;
4.7.2. A candidata que não levar acompanhante não terá direito às dependências do local de realização das provas, ficando, assim, fora do Exame;
4.7.3. Não haverá compensação do tempo de prova da candidata em virtude do tempo gasto para amamentação.

5. DAS PROVAS
5.1. As provas serão aplicadas em dia, mês, ano e horário amplamente divulgado e publicado no ‘Calendário e Horário’ do Exame que consta no Anexo IX deste edital;
5.2. O/A candidato(a)/aluno(a) deverá apresentar-se no local de provas, que é na Escola em que efetuou a inscrição ou em outro local previamente determinado, 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estipulado para seu início que consta no Cronograma do Exame citado no subitem 5.1., munido de documento oficial de identificação, como: CI, CNH, CTPS ou Passaporte, 2ª via da Ficha de Inscrição e caneta esferográfica azul ou preta;
5.3. O/A candidato(a)/aluno(a) impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto no dia da realização das provas, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente o Boletim de Ocorrência – BO/Termo circunstanciado – TC expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 60 (sessenta) dias da data de realização das provas e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura diante do Aplicador de Exames;
5.4. Para os/as candidatos(as) internos(as) e privados(as) de liberdade deverão estar com antecedência na sala, celão ou outro espaço onde farão as provas. A Certidão de Internação ou a Ficha Carcerária já estarão de posse do(a) responsável pela Equipe de aplicação do Exame. As canetas serão distribuídas e depois recolhidas;
5.5. Os portões dos locais de realização das provas serão fechados, impreterivelmente, 30 (trinta) minutos após do horário citado no subitem 5.1.;
5.6. O/A candidato(a)/aluno(a) deverá se identificar na porta da sala que fará a prova e este/esta será o/a único(a) que terá direito de adentrar na sala, não sendo permitido, sob hipótese alguma, o acesso de acompanhante;
5.7. Antes de iniciar a responder a Prova ou o Caderno de Provas, o/a candidato(a)/aluno(a) deverá preencher os espaços que solicitam: Nome, Número de inscrição e Data. Caso seja constatada alguma irregularidade de impressão, como parte ilegível ou falta de questão(ões), o/a candidato(a)/aluno(a) deverá informar imediatamente ao Aplicador de Exames para que o mesmo possa providenciar a substituição da Prova ou do Caderno de Provas;
5.8. O/A candidato(a)/aluno(a) receberá 30 (trinta) minutos após o início da(s) Prova(s) a Folha de Respostas que deverá ser preenchido os espaços que solicitam: Nome, Número de inscrição, Disciplina, Data e Nível, e não poderá ser substituído sob hipótese alguma;
5.9. O/A candidato(a)/aluno(a) somente será permitido(a) sair da sala para ir ao banheiro, um por vez, em companhia autorizada de um Aplicador de Exames;
5.10. O/A candidato(a)/aluno(a) somente poderá sair definitivamente da sala de realização das provas, entregando a Prova ou o Caderno de Provas e a Folha de Respostas, após decorrerem 60 (sessenta) minutos do início de sua aplicação;
5.11. As provas serão de caráter inclusivo para conclusão em nível de Ensino Fundamental ou Médio;
5.12. As provas serão objetivas de múltipla escolha que terá uma única alternativa como resposta correta, por questão, dentre 4 (quatro) alternativas: (A), (B), (C) ou (D), sendo os Exames Gerais/Provão por área de conhecimento e os Exames de Circulação de Estudos por componente curricular;
5.12.1. O/A candidato(a)/aluno(a) inscrito(a) na área de Linguagem também fará uma Redação sobre um Tema proposto de Relevância Social valendo de zero a 5,0 (cinco) pontos da nota máxima e de 0,25 para cada questão objetiva, que consta no Anexo VIII deste edital;
5.12.2. Competências (C) para obtenção da Nota na Redação (NR): C1–norma culta da Língua Portuguesa escrita + C2–tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado + C3–coesão + C4–coerência + C5–solução para o problema abordado. Assim: NR = C1 + C2 + C3 + C4 + C5;
5.12.3. Cada competência será avaliada em cinco níveis de desempenho: insuficiente, razoável, bom, muito bom e excelente. Para cada um desses níveis, será atribuída nota de 0,2 a 1,0 ponto, de acordo com os aspectos positivos identificados pelo corretor;
5.12.4. Será atribuída nota zero às redações que: 1- não atenderem à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e a tipologia textual, as redações serão consideradas “Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual”; 2- na Folha de Redação não contiverem texto escrito ou com até 6 (seis) linhas, qualquer que seja o conteúdo, as redações serão consideradas “Em Branco”; 3- na Folha de Redação o texto esteja fora do espaço delimitado, contenha impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação e/ou rasuras, as redações serão consideradas “Anuladas”.
5.13. Quanto as provas para os(as) candidatos(as) das Unidades Socioeducativas e Penitenciária Federal serão as mesmas descritas no subitem 5.12.;
5.14. A quantidade de questões em cada área de conhecimento e o valor de cada questão são os descritos no quadro que consta no Anexo VIII deste edital;
5.15. As provas dos Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos para o Ensino Fundamental deverão ser estruturados por Áreas de Conhecimento em consonância com o Referencial Curricular do Estado de Rondônia para a EJA:
1ª ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM
Ø  Língua Portuguesa, incluindo uma Redação com Tema proposto de Relevância Social;
Ø  Língua Estrangeira Moderna – Língua Inglesa (exceto para 1º ao 4º ano).
2ª ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
Ø  Matemática;
3ª ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA
Ø  Ciências;
4ª ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
Ø História, incluindo conteúdo de História do Estado de Rondônia, História e Cultura Africana, Afro-     -Brasileira e História das Artes;
Ø Geografia, incluindo conteúdo de Geografia do Estado de Rondônia;
5.16. Os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos para o Ensino Médio deverão ser estruturados por Áreas de Conhecimento em consonância com o Referencial Curricular do Estado de Rondônia para a EJA:
1ª ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM
Ø Língua Portuguesa, incluindo conteúdo de Literatura brasileira e uma Redação com Tema proposto de Relevância Social;
Ø Língua Estrangeira Moderna – Língua Inglesa.
2ª ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
Ø  Matemática;
3ª ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA
Ø  Física;
Ø  Química;
Ø  Biologia.
4ª ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
Ø História, incluindo conteúdo de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena e História das Artes;
Ø Geografia
Ø História do Estado de Rondônia;
Ø Geografia do Estado de Rondônia;
Ø Filosofia;
Ø Sociologia.
5.17. Os componentes curriculares de Educação Física no Ensino Fundamental e Ensino Médio e Ensino Religioso no Ensino Fundamental, não integrarão o elenco curricular dos Exames Gerais da EJA/Provão e de Circulação de Estudos.
5.18. Os conteúdos Programáticos para os Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, constam nos Anexos I, II, III, IV e V deste Edital;
5.19. O sigilo das Provas assim como as respectivas Chaves de Correção (Gabaritos) será de responsabilidade dos Professores, Equipe Gestora e demais Servidores lotados no CEEJA Pe. Moretti assim como serão estendidas as responsabilidades de sigilo a todos(as) que manusearem o(s) caderno(s) de prova(s) e neste caso incluem-se Aplicadores e Representante local das Unidades Socioeducativas e Penitenciária Federal responsável pelo cumprimento da realização dos certames;
5.20. O arquivamento das Atas presenciais de sala, das Chaves de Correção (Gabaritos), das Folhas de Respostas e dos Cadernos de Provas que se manterão em sigilo, será de inteira responsabilidade da Equipe Gestora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Padre Moretti – CEEJA Pe. Moretti.

6. NÃO SERÁ PERMITIDO AO/A CANDIDATO(A)/ALUNO(A) DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS QUE O/A LEVARÁ À SUA ELIMINAÇÃO
6.1. O não comparecimento à sala no local da realização das provas e não será facultado ao/a candidato(a)/aluno(a) outro lugar que não seja o divulgado e indicado na escola ou no outro local que o/a candidato(a)/aluno(a) realizou a inscrição;
6.2. A não apresentação do documento de identificação expedido por Órgão Oficial, como citado no subitem 5.2.;
6.3. A comunicação entre candidatos(as)/alunos(as), verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;
6.4. A consulta em Livros, Revistas, Folhetos, Impressos, Anotações, e utilizando Smartphone, Celular, mp3, mp4, mp5 e etc, Ipod, Rádio comunicador, Palmtop, Tablet, Netbook, Notebook, Ultrabook, Calculadora / Relógio Calculadora ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos de comunicação (receptor e/ou transmissor) ou de consulta que comprometam o processo visando obtenção de vantagens;
6.5. Não respeitar as normas ou desacatar alguma autoridade, algum coordenador, aplicador ou outro preposto designado para executar e/ou aplicar o Provão ou Circulação de Estudos;
6.6. Entregar o Caderno de Provas e/ou a Folha de Respostas antes de decorridos os 60 (sessenta) minutos após o início do certame;
6.7. Ausentar-se, sem permissão, da sala em que esteja fazendo provas antes do tempo previsto, como citado no subitem 5.9. e subitem 6.6.;
6.8. Levar o Caderno de Provas, pois como os Exames são de eliminação de componente(s) curricular(es) e/ou de conclusão de nível ou de área, é terminantemente proibida à posse e divulgação da(s) mesma(s);
6.9. Deixar a sala em que esteja fazendo provas sem entregar a Folha de Respostas;
6.10. Candidato(a)/Aluno(a) ou não candidato(a)/não aluno(a) que estiver prestando prova por outrem, o/a inscrito(a) será automaticamente eliminado(a) e todos sofrerão, a qualquer época, as sanções estabelecidas por lei;
6.11. Motivos que poderão acarretar a Eliminação da Prova de determinado(a) candidato(a)/aluno(a) é se mesmo após sua realização for constatado algum tipo de atitude beneficiária, como: adentrar nas dependências da realização das provas após o horário estabelecido e/ou por outro local não liberado oficialmente; fraudar ou colar, mesmo que não se tenha interpelado no momento do ato sob orientação de ocorrer constrangimento e/ou tumulto e também se o/a candidato(a)/aluno(a) desacatar alguma autoridade, algum coordenador, aplicador ou outro preposto designado para executar e/ou aplicar o Exame Geral/Provão ou Circulação de Estudos.

7. MATERIAL QUE O(A) CANDIDATO(A)/ALUNO(A) RECEBERÁ NO DIA E NA SALA QUE IRÁ FAZER PROVAS
7.1. Prova ou Caderno de Provas contendo questões objetivas e um Tema proposto de Relevância Social para Redação na área de Linguagem, de acordo com o descrito no subitem 5.12;
7.2. Uma Folha de Respostas para cada prova ou caderno de provas que não deverá ter rasuras e não podendo ser substituído sobre hipótese alguma, como citado no subitem 5.8.

8. DA AVALIAÇÃO
8.1. Será considerado(a) aprovado(a) nos Exames Gerais da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Provão e de Circulação de Estudos o(a) candidato(a)/aluno(a) que obtiver nota igual ou superior a 5.0 (cinco), numa escala de 00.0 (zero) a 10.0 (dez), em cada área ou componente curricular, com exceção de Língua Inglesa, História de Rondônia e Geografia de Rondônia, bastando para estes acertar apenas uma questão;
8.2. O/A candidato(a) que obtiver nota 00.0 (zero) em Língua Inglesa, História de Rondônia e/ou Geografia de Rondônia não terá direito ao Atestado de Eliminação de Componente Curricular.

9. DA PUBLICAÇÃO E DAS DIVULGAÇÕES
9.1. Após a publicação deste Edital será respeitado o “Calendário e Horário” que constam no Anexo IX deste Edital, podendo ser modificado de acordo com as necessidades, desde que seja amplamente divulgado com antecedência, conforme citado no subitem 1.9, constando respectivas datas, horário e local das provas, da divulgação e publicação das Atas que constarão o resultado de todos os/as inscritos(as). Todas as divulgações citadas neste subitem serão efetuadas e estarão disponibilizadas nos murais do CEEJA Padre Moretti ou em outro local previamente estipulado;
9.2. A divulgação das Atas constando o Resultado Final dos/das inscritos(as) nos Exames Gerais da EJA - Provão e Circulação de Estudos, do Ensino Fundamental e Médio, serão disponibilizadas nos murais dos CEEJA Pe. Moretti ou em outro local pré-estabelecido no prazo máximo de 30 (trinta) dias úteis após a última prova realizada no certame;
9.3. A divulgação das Atas constando o Resultado Final dos/das inscritos(as) nos Exames Gerais da EJA - Provão das Unidades Socioeducativas e da Penitenciária Federal ficarão a cargo do representante local em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça – SEJUS e com a Coordenação do Sistema Penitenciário Federal.

10. DOS RECURSOS
10.1. Não caberá nenhuma forma de recurso, devendo o/a candidato(a)/aluno(a) acatar as decisões da Equipe Gestora e Pedagógica do Centro de Educação de Jovens e Adultos Padre Moretti – CEEJA Pe. Moretti como: Cancelamento de Inscrição e/ou da Prova e Indeferimento da Solicitação de Condições Especiais;
10.2. Será indeferido liminarmente todo e qualquer pedido de recurso, como: revisão de prova, apresentado fora do eixo judicial, sendo essa única forma reconhecida neste Edital que possa desarquivar as provas ou folhas de respostas que permanecerão em sigilo.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1. Os casos omissos e eventuais dúvidas referentes a este Edital serão resolvidos e esclarecidos pela Equipe Gestora e Pedagógica do CEEJA Pe. Moretti;
11.2. A expedição de documentos escolares aos/às candidatos(as)/alunos(as) aprovados(as) será realizada pelo CEEJA Pe. Moretti mediante:
11.2.1. Atestado de Eliminação por Área dos Exames Gerais da EJA – Provão e de Componente(s) Curricular(es) dos Exames de Circulação de Estudos;
11.2.2. Certificado de Conclusão de nível de Ensino Fundamental e/ou de Ensino Médio.
11.3. Compete às Representações locais o apoio logístico e pedagógico à aplicação dos Exames nas Unidades Socioeducativas e Penitenciária Federal;
11.4. É terminantemente proibida a cobrança de inscrição por qualquer estabelecimento de Ensino Público Estadual para a oferta dos Exames da EJA tratados neste Edital;
11.5. Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se os termos do Edital N. 002/2011-GAB/SEDUC de 3 de maio de 2011.

12. ANEXOS
Anexo I – Conteúdos Programáticos para os Exames Gerais da EJA - Provão do Ensino Fundamental, 1º ao 4º ano.
Anexo II – Conteúdos Programáticos para os Exames Gerais da EJA - Provão do Ensino Fundamental, até 8ª série/9º ano.
Anexo III – Conteúdos Programáticos para os Exames Gerais da EJA - Provão do Ensino Médio.
Anexo IV – Conteúdos Programáticos para os Exames de Circulação de Estudos do Ensino Fundamental – 8ª série/9º ano.
Anexo V – Conteúdos Programáticos para os Exames de Circulação de Estudos do Ensino Médio –3º ano.
Anexo VI – Ficha de Inscrição (MODELO).
Anexo VII – Formulário para Solicitar Condições Especiais (MODELO).
Anexo VIII – Quadro de Distribuição de Número de Questões e seus respectivos Valores.
Anexo IX Calendário e Horário.





Darcylene de Jesus Vieira da Silva
Diretora do CEEJA Pe. Moretti




































ANEXO I
– CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA OS EXAMES GERAIS DA EJA - PROVÃO
DO ENSINO FUNDAMENTAL, 1º AO 4º ANO



®LÍNGUA PORTUGUESA¬


·      Interpretação de Texto;
·      Encontro Vocálico e Consonantal;
·      Dígrafos: Ditongo, Tritongo, Hiato;
·      Sinais de Pontuação;
·      Frases Afirmativas e Negativas, Exclamativas
e Interrogativas;
·      Sílaba Tônica;
·      Acentuação Gráfica;
·      Substantivos: Próprios e Comuns;
·      Sinônimos e Antônimos;
·      Sílaba Tônica;
·      Artigo: Definido e Indefinido;
·      Substantivo Coletivo;
·      Gênero do Substantivo: Masculino e Feminino;
·      Número do Substantivo: Singular e Plural;
·      Adjetivo;
·      Verbo: Presente, Pretérito e Futuro;
·      Pronome;
·      Sujeito e Predicado;
·      Ortografia;
·      Pronomes Pessoais.

®MATEMÁTICA¬


·      As quatro operações básicas e seus termos;
·      Problemas com as quatro operações básicas;
·      Valor absoluto e valor relativo;
·      Numerais: Naturais, Ordinais e Romanos;
·      Noções de dúzia, dezena e centena;
·      Leitura e escrita dos numerais;
·      Medidas: Massa, Volume, Tempo, Comprimento e Superfície;
·      Propriedades da Adição e Multiplicação;
·      Dobro, Triplo e Quádruplo;
·      Sistema Monetário Brasileiro;
·      Porcentagem e Expressão Numérica;
·      Múltiplos e Divisores;
·      Representação decimal;
·      Frações;
·      Perímetro.

 

®CIÊNCIAS¬



·      Partes da planta;
·      Seres vivos e suas utilidades;
·      Cadeia alimentar;
·      Movimento da Terra;
·      O Ar;
·      O Solo;
·      Estados físicos da água;
·      A água em nosso planeta;
·      Ciclo da água;
·      Partes do corpo humano – sustentação e locomoção;
·      Aparelho: respiratório, circulatório, digestivo e urinário;
·      Órgãos dos sentidos;
·      A higiene e hábitos saudáveis;
·      Saneamento básico;
·      Doenças transmissíveis;
·      Primeiros socorros;
·      Datas comemorativas.

 

®HISTÓRIA DO BRASIL¬

·      Brasil: Descobrimento;
·      Governo do Brasil no passado e no presente;
·      Período colonial monárquico e republicano;
·      Formação do povo brasileiro;
·      Usos e costumes dos povos indígenas;
·      Organização política brasileira;
·      A Constituição e os três poderes;
·      Os símbolos brasileiros;
·      Datas comemorativas;
·      Direitos humanos e cidadania;
·      História de Rondônia: a capital e sua formação.

®GEOGRAFIA¬

·      Sistema Solar;
·      Brasil: Localização na América e Localização    no mundo.
·      Divisão política;
·      Os relevos no Brasil - principais planaltos e planícies;         
·      Picos mais altos do Brasil;
·      Regiões Brasileiras (mapas das cinco regiões);
·      Região Norte e seus estados - Relevo de Rondônia;
·      Rios, Clima e Área;
·      Meios de comunicação e transportes;
·      Rio Amazonas e seus principais afluentes;
·      Datas comemorativas;
·      Recursos naturais;
·      O tempo;
·      A moradia;
·      O município;
·      O bairro.





ANEXO II
– CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA OS EXAMES GERAIS DA EJA - PROVÃO
DO ENSINO FUNDAMENTAL – ATÉ 8ª SÉRIE/9º ANO

1) ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS

a) L Í N G U A   P O R T U G U E S A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL


01. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
02. FONOLOGIA: Fonema; Encontros vocálicos; Encontros consonantais; Dígrafos; Divisão silábica.
03. ORTOGRAFIA: Dificuldades ortográficas; Pontuação; Tonicidade e acentuação gráfica.
04. MORFOLOGIA: Elementos estruturais da palavra; Formação das palavras; Processo da formação das palavras; Classes de palavras; Substantivo; Artigo; Adjetivo; Numeral; Pronome; Verbo; Advérbio; Preposição; Conjunção; Interjeição.
 05. SINTAXE: Frase / oração / período; Termos essenciais da oração; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e verbo nominal; Termos integrantes da oração; Complementos verbais: objeto direto e indireto; Agente da passiva; Termos acessórios da oração; Adjunto adnominal e adverbial; Vocativo e aposto; Período composto por coordenação; Período composto por subordinação; Concordância verbal e nominal; Colocação pronominal.
 06. SEMÂNTICA: Sinônimos; Antônimos.
 07. ESTILÍSTICA (Figuras de linguagem)



b) L Í N G U A   I N G L E S A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL




01 – TEXT: Comprehension.
02 – PLURAL OF NOUNS
03 – OBJECT PRONOUNS
04 – DEMONSTRATIVE PRONOUNS
05 – DEFINITIVE AND INDEFINITE ARTICLES
06 – ADJECTIVES PRONOUNS
07 – TO BE VERB: Simple Present; Simple Past; Simple Future.
08 – TO HAVE: Simple Present; Simple Past.
09 – PRESENT CONTINUOUS TENSE
10 – PAST CONTINUOUS TENSE
11 – PREPOSITIONS OF PLACE
12 – NUMBERS: Cardinal; Ordinal.
13 – THE DAYS OF WEEK
14 – THE MONTHS OF THE YEAR
15 – SEASONS OF THE YEAR
16 – PERSONAL PRONOUNS
17 – QUESTION WORDS
18 – SIMPLE PRESENT
19 – POSSESSIVE PRONOUNS
20 – IMPERATIVE: Afirmative / Negative.
21 – WHO TIME IS IT? (HOURS)
22 – ADJECTIVES
23 – HOW MANY / HOW MUCH
24 – MODAL VERBS: CAN / MAY / SHOULD
25 – ADVERBS
26 – SIMPLE FUTURE



2) ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

a) M A T E M Á T I C A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

01. CONJUNTOS: Classificação quanto ao número de elementos; Relação de pertinência: Pertence -  e Não Pertence - ; Relação de inclusão: Está Contido -  e Não Está Contido - ; Desigualdade, Subconjuntos e Número de subconjuntos de um conjunto; Operações: União, Intersecção e Diferença.
02. CONJUNTOS DOS NÚMEROS NATURAIS N: Subconjunto; Relações de ordem: Crescente e Decrescente; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Expressões numéricas; Múltiplos e Divisores; Números primos; Fatoração (decomposição em fatores primos); Máximo Divisor Comum – MDC; Mínimo Múltiplo Comum – MMC.
03. SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: Leitura; Escrita; Valores: Relativo e Absoluto; Representação, Propriedades, Operações e Expressões numéricas.
04. CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS – Z: Subconjuntos; Módulo; Números simétricos; Comparação entre os elementos de Z; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Expressões numéricas.
05. CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS – Q: Subconjuntos; Estudo das frações: Propriedades, Classe de Equivalência e Simplificação, Redução e Comparação; Representação gráfica; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Expressões fracionárias; Problemas com números fracionários; Números decimais: Representação, Propriedades e Operações.
06. CÁLCULO ALGÉBRICO: Equação do 1º grau; Sistema de equação do 1º grau com duas variáveis; Resolução de problemas; Sistemas de equações lineares: Métodos.
 07. MATEMÁTICA FINANCEIRA: Razão; Proporção: propriedade fundamental; Aplicação; Grandezas e
     Números diretamente proporcionais; Problemas; Regra de três simples; Porcentagem; Juros simples;
08. ESTUDO DOS MONÔMIOS E DOS POLINÔMIOS: Expressões algébricas; Operações com monômios e com polinômios; Produtos notáveis e fatoração; Frações algébricas: Simplificação, MMC de monômios e de polinômios, Operações; Cálculo com Potenciação e com Radicais.
09. CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS – R: Subconjuntos; Estudo dos radicais; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Expressões numéricas.
10. EQUAÇÃO DO 2º GRAU (completa e incompleta): Gráficos; Estudo dos Sinais; Problemas.
11. SISTEMA MÉTRICO DECIMAL: Unidade fundamental de medidas: tempo, comprimento, superfície, volume, capacidade e massa; Transformações de unidades de medidas; Operações com medidas decimais.
12. GEOMETRIA PLANA: Ponto, Reta e Plano; Segmento de reta; Ângulos, Medidas e Operações; Classificação dos triângulos e dos quadriláteros; Teorema de Tales e semelhança de triângulos; Teorema de Pitágoras; Perímetro e Área: Quadrado, Retângulo e Triângulo.

3) ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

a) C I Ê N C I A S   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL


01. A estrutura da Terra, o solo, a água e o ar; Doenças transmitidas pela água, ar e solo; Destino do lixo.
02. ECOLOGIA: Cadeia e teia alimentar; Relações entre os seres vivos; Doenças relacionadas a alterações ambientais; Relação meio ambiente e saúde.
03. BOTÂNICA: Reino Plantae.
04. ZOOLOGIA: Classificação dos seres vivos; vírus; Reinos: Monera, Protista, Fungi e Animalia.
05. CORPO HUMANO: Célula e tecidos.
06. MORFOFISIOLOGIA DO CORPO HUMANO: Sistemas: digestório, respiratório, cardiovascular, urinário, locomotor, nervoso e órgãos dos sentidos, endócrino e reprodutor.
07. QUÍMICA: Estrutura do átomo e identificação; Tabela periódica dos elementos químicos; Ligações químicas: iônica, covalente e metálica; Propriedades da matéria: matéria, corpo e objeto; Substâncias e misturas; Sistemas; Separação de misturas homogêneas, heterogêneas e alotropia.
08. FÍSICA: Movimentos com velocidade constante; O movimento com aceleração; Forças; A atração gravitacional; Trabalho e energia; Máquinas que facilitam o dia a dia; Calor; Transmissão de calor; As ondas e o som; A natureza da luz; Espelhos e lentes; Eletricidade e magnetismo.

4) ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS

a) H I S T Ó R I A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL


01. HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO: Sinais convencionais de trânsito; Meios de comunicação; As diversas profissões no campo e na cidade; Documentos que as pessoas precisam para exercer sua cidadania; Papel social das diversas ocupações; Semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais; Noções de como planejar os gastos; A importância do comportamento ético e do exercício da cidadania; Direitos e deveres do cidadão, do bairro, e sua importância na garantia de qualidade de vida dos moradores; Direitos e deveres do consumidor quanto à utilização de energia, água e esgoto; Aspectos referentes à cultura indígena e povos tradicionais; Características da cultura indígena e povos tradicionais: costumes, religião, vestuário, etc.; As manifestações culturais típicas de nossa região: festas folclóricas e datas comemorativas; A comunidade como patrimônio histórico e cultural e a importância da sua preservação.
02. HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS: A história do município; As diversas formas de produção de bens de consumo no campo e na cidade; A organização dos poderes no âmbito municipal e estadual (executivo, legislativo e judiciário), bem como a forma como são escolhidos os representantes desses poderes; Noções de décadas, século e milênio; Problemas sociais relacionados à questão da terra e à preservação da cultura dos povos regionais; Características da sociedade portuguesa no período das grandes navegações; Elementos que constituíram a colonização Portuguesa no Brasil, e seus efeitos sobre a sociedade indígena; As relações de domínio dos brancos sobre os índios e negros, a partir da imposição do trabalho escravo e da aculturação provocada pela catequese; A escravidão no Brasil.
03. AS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E DE TRABALHO E PODER: Os principais habitantes do Brasil; Mitos de origem do mundo e do homem: história, mitos e lendas; Os grupos humanos e o nascimento do Estado; Diferentes povos do Oriente (fenícios, persas, hebreus, egípcios e outros); Grécia e Roma; A importância da religião na prática social dos povos da antiguidade oriental; A noção de Império: relações sociais, de poder e econômicas; O conceito de Estado, religião e poder; O conhecimento, as expansões e o imaginário do mar; A Europa e as navegações; Natureza e povos do Brasil; Os portugueses no Brasil; As relações de produção e relações sociais: a construção de expressões de poder; As ordens religiosas e a educação; Os aldeamentos indígenas no Brasil; Diferenças étnico-culturais no Brasil; As primeiras administrações portuguesas no Brasil; Missões jesuíticas e aculturação indígena; As diferentes temporalidades e os sujeitos históricos; Características econômicas e de uso da terra e prejuízos ao meio ambiente; Diversidades étnico-culturais no tempo; Conceito de exploração; Conflitos, revoltas, reformas, invasões e novas ideias; As disputas pelo poder: estados nacionais, povos, mentalidades, representações e gênero.
04. NAÇÕES, POVOS, LUTAS, GUERRAS E REVOLUÇÕES: As reformas no Brasil; O processo de independência do Brasil; A Constituição de 1824; Relações internacionais e jogos de poder; A construção dos heróis brasileiros e da identidade nacional; Diferentes relações sociais a partir da diversidade étnico-cultural; O império brasileiro; Conflitos e lutas por poderes regionais; Consolidação do território brasileiro; Movimentos de independência em toda a América Latina; Conceito de território e de nação; Os mitos da independência; Interações entre sociedade e natureza na organização do espaço histórico, envolvendo a cidade e o campo; Processo de imigração; Relações de trabalho e o fim do regime escravagista; ideias republicanas, Resistências escravas e quilombos; Leis abolicionistas e interesses diversos; Repensando o conceito de escravidão; República e outras formas de governo; Relações sociais, políticas e econômicas na república; Industrialização no Brasil; Reformas na educação; Políticas indigenistas.
05. CIDADANIA E CULTURA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO – RELAÇÕES DE PODER, NAÇÕES E COTIDIANO: Panorama do século XX no mundo; Conflitos e guerras que marcaram o século XX; Movimentos sociais no século XX; Crise política e produção artística; O Brasil na Primeira Guerra; O contexto político, econômico e cultural da sociedade política, no século XX; Cenário do período entre as duas guerras mundiais; Imigração para o Brasil e diversidade étnico-racial; Ditadura e democracia: estado e poder; Bipolarismo político: capitalismo e socialismo; O populismo no mundo; O crescimento do totalitarismo; Nazismo, fascismo e segunda guerra mundial; Democracia e totalitarismo no mundo; O Pós-guerra e a ordem mundial; A ONU e os Direitos Humanos; A industrialização do Brasil – relações com a economia mundial; A associação da ideia de progresso ao desenvolvimento econômico; A questão social e as organizações de trabalhadores; Organização de partidos políticos; O contexto da Guerra Fria; As ditaduras na América Latina; Intervenção política e militar dos EUA; Países socialistas: revoltas e revoluções no campo e nas cidades; Brasil: Estado e propaganda; a música brasileira; arte popular; a televisão como veículo de comunicação; Integração e manutenção do território brasileiro; Diversidade de manifestações artísticas; Formas de resistência; Redemocratização no Brasil: o movimento das Diretas Já!; A Constituição de 1988; O papel das eleições na construção da cidadania e da democracia; Cidadania e atuação política e social; Movimento estudantil; Movimentos indígenas no século XX; Formas de trabalho e globalização; O meio ambiente – movimentos sociais e transformação; Negros e índios na sociedade atual; Desenvolvimento dos meios de comunicação e informação; Neoliberalismo; Diferentes formas de ação social.
06. HISTÓRIA DE RONDÔNIA: A população indígena; O Forte Príncipe da Beira; O primeiro ciclo da borracha; A construção da E.F.M.M.; A importância de Aluízio Ferreira; O segundo ciclo da borracha; A abertura da rodovia BR-364; Os governadores do Território Federal do Guaporé e do Território Federal de Rondônia; Os garimpos de ouro do Rio Madeira; A criação do Estado de Rondônia e os Governadores do Estado de Rondônia.

b) G E O G R A F I A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL




01. MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E PAISAGEM: Direitos e deveres; Noções de orientação e localização a partir do corpo: perto/longe; fora/dentro; acima/abaixo; continuidade de espaços; Noções de tempo: noite, dia, semana, mês e ano; Tipos de climas; O lazer; Tipos de paisagens, sua transformação e os elementos culturais; O uso dos recursos naturais e o lugar de vivência; O coletivo e o individual; Meios de comunicação e de transporte; Ética e cidadania; Transformações e problemas do espaço urbano e do espaço rural; Atividades econômicas rurais e urbanas e setores da economia; Os mapas contam história; Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais; Legenda e escala; As paisagens naturais brasileiras: relevo, clima, vegetação e hidrografia; A forma e os movimentos da Terra; Coordenadas Geográficas; O território brasileiro no mundo; Divisão, Localização, Limites e Fronteira; Formação do povo brasileiro; Crescimento e movimento da população; Urbanização e Industrialização; As tecnologias no processo de produção e construção do espaço; As regiões brasileiras; A Amazônia.
02. A GEOGRAFIA COMO UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO: Definição da ciência geográfica; Noções de lugar, tempo e espaço; O trabalho do homem como agente transformador da paisagem; O estado e o município onde vive; Divisão político-administrativa; As mudanças nas relações sociais do trabalho; Atividade industrial: tipos de indústrias; Energia: tipos de energia; Comércio / Transporte e Comunicação: desenvolvimento no setor terciário; as relações comerciais internacionais; tipos e meios de transportes no Brasil.
03. O ESTUDO DA NATUREZA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O HOMEM: Paisagem, espaço e lugar; O homem e o espaço; As relações entre trabalho e paisagem; A natureza e o trabalho humano; A natureza como fonte de vida; Desmatamento; Recursos naturais renováveis e não renováveis; Constituição da terra/movimentos; Litosfera – Movimentos tectônicos; Formas de relevo; Formação dos solos/ocupação; Processo de erosão; Vegetação; Principais aspectos da vegetação do Brasil; Clima; Estações do ano; zonas climáticas do Brasil; Hidrografia; Biomas; Meio ambiente: poluição ambiental global e local; Os problemas socioambientais das cidades.
04. A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO NA APROXIMAÇÃO DOS LUGARES: Orientação e Localização geográfica; Círculos da Terra ou linhas imaginárias (paralelos e meridianos); Coordenadas geográficas: latitude e longitude; Fusos horários: do Brasil e do mundo; Representações do espaço e a linguagem dos mapas; Escalas: tipos de escalas; Legenda; Mapas: tipos de mapas; Plantas e globo terrestre; Convenções cartográficas.
05. O CAMPO E A CIDADE COMO FORMAÇÃO SOCIOESPACIAIS: Meio rural e sua importância; Urbanização; Paisagens naturais; Atividades econômicas; Problemas ambientais no campo e na cidade; Paisagem urbana; Interdependência do campo e cidade; As novas tecnologias; Meio urbano: urbanização e industrialização, rede urbana, crescimento urbano no Brasil; Meio Rural: as transformações do setor primário, agricultura de subsistência e comercial, a questão da reforma agrária, principais cultivos no Brasil; Principais produtos agrícolas de estado de Rondônia; Agronegócios e agroindústria; Movimentos migratórios.
06. PAISAGEM E DIVERSIDADE TERRITORIAL BRASILEIRA: Brasil: um país de contraste; Divisão oficial do IBGE; A divisão do Brasil em três regiões geoeconômicas: -O Nordeste: características gerais, a zona da mata, o sertão, o agreste, o meio norte; -O Centro Sul: região rica e diversificada; -A Amazônia: a maior região brasileira, Amazônia de ontem e de hoje, os principais problemas ambientais da Amazônia atual.
07. A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS E DAS NOVAS TERRITORIALIDADES EM REDE: Modo de produção; Globalização; Capitalismo x socialismo; Ordem bipolar e Multipolar; A divisão internacional do trabalho e a divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvido.
08. POLÍTICA ECONÔMICA: Economia mundial e Globalização; Características da economia global; Transformação no espaço geográfico; Transnacionais.
09. UM SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS: Aspectos gerais das Américas: físicos; socioeconômicos; étnicos; América: localização e regionalização; Aspectos políticos, econômicos, naturais sociais (o indígena, negro e seus conflitos); Blocos econômicos: MERCOSUL; NAFTA e proposta da ALCA; Aspectos físicos, econômicos, políticos e culturais.
10. MODERNIZAÇÃO, MODOS DE VIDA E A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: Países desenvolvidos; Países subdesenvolvidos; Índice de Desenvolvimento Humano (I.D.H.); Desenvolvimento sustentável; Fontes de energia; Principais fontes de energia utilizadas (renováveis e não renováveis); Energia alternativa; Consumo e questão ambiental.
11. GEOGRAFIA DE RONDÔNIA: Aspectos gerais; Localização; Área; Limites; Fusos horários; Climas; Vegetação; Rondônia e a preservação da floresta; População e Composição étnica; Recursos Naturais; Fontes de Energia e a Indústria; Extrativismo; Agropecuária; Transporte; Turismo e Manifestações Culturais; Divisão política.















ANEXO III
– CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA OS EXAMES GERAIS DA EJA - PROVÃO
DO ENSINO MÉDIO

1) ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS

a) L Í N G U A   P O R T U G U E S A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO


01. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
02. FONOLOGIA: Fonema, encontros vocálicos e encontros consonantais; Divisão silábica e acentuação gráfica; Crase.
03. MORFOLOGIA (Classes de palavras)
04. SINTAXE: Análise sintática; Frase, oração e período; Termos essenciais da oração; Sujeito – classificação; Predicado: verbal, nominal e verbo-nominal; Termos integrantes da oração; Agente da passiva; Termos acessórios da oração; Vocativo e aposto; Período composto por coordenação; Período composto por subordinação; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal.
05. SEMÂNTICA: Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.
06. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem.
07. GÊNEROS LITERÁRIOS: Epopeia/ lírico/ dramático/ narrativo.
08. ORIGENS DA LITERATURA BRASILEIRA
09. LITERATURA INFORMATIVA: Autores e obras.
10. MOVIMENTOS LITERÁRIOS (Contexto histórico, características, autores e obras): Barroco; Arcadismo; Romantismo (Poesia); Realismo/ Naturalismo; Parnasianismo; Simbolismo; Pré-Modernismo; Modernismo; Pós Modernismo; Produções Contemporâneas.

b) L. E. M  -  L Í N G U A   I N G L E S A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO




01 – TEXT: Comprehension.
02 – TO BE VERB: Simple Present; Simple Past; Simple future.
03 – REGULAR VERB: Simple Present; Simple Past; Simple future.
04 – IRREGULAR VERB: Simple Present; Simple Past; Simple future.
05 – PRESENT PERFECT TENSE
06 – PAST PERFECT TENSE
07 – ADVERBS: Frequency; Manner; Time; Place; Degree or intensity.
08 – COMPARATIVE AND SUPERLATIVE ADJECTIVES
09 – FALSE COGNATES
10 – PREPOSITIONS
11 – RELATIVE PRONOUNS
12 – COUNTABLE AND UNCOUNTABLE NOUNS
13 – REFLEXIVE PRONOUNS
14 – GENITIVE CASE
15 – PRONOUNS: Personal, Object, Indefinite, Reflexive, Interrogative.
16 – FUTURE WITH WILL
17 – FUTURE WITH “GOING TO”
18 – PAST CONTINOUS: Affirmative, Negative and Interrogative.
19 – MODAL AUXILIARES: CAN / MUST / SHOULD / HAVE TO
20 – PLURAL OF NOUNS
21 – NUMBERS
22 – QUESTIONS TAGS
23 – TIME EXPRESSIONS




2) ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

a) M A T E M Á T I C A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO

 

01. CONJUNTOS: Classificação; Relação de Pertinência e Relação de Inclusão; Igualdade e Desigualdade; Operações: União, Intersecção e Diferença; Número de elementos de um conjunto; Número de elementos da União e Número de elementos da Intersecção entre conjunto; Produto Cartesiano; Problemas.
 02. RELAÇÃO E ESTUDO DAS FUNÇÕES: Conceito e Definição; Relação; Par ordenado; Domínio, Contradomínio e Imagem; Domínio de uma função real e Raiz de uma função; Função Par e Ímpar, Crescente e Decrescente, Injetora, Sobrejetora e Bijetora, Composta e Inversa; Função Afim, Valor, Estudo do sinal, Proporcionalidade e Problemas; Função linear (1º grau); Função quadrática (2º grau), Valor, Vértice da parábola, Valor máximo e Valor mínimo, Imagem, Estudo do sinal e Problemas; Equações modulares e Problemas; Equações exponenciais e Problemas; Funções logarítmicas, Propriedades operatórias e Problemas.
 03. SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES - ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA: Conceitos gerais; Termo geral; Soma dos termos; Interpretação dos termos e Problemas.
 04.  MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES: Tipos de matrizes e Igualdade; Operações: Adição, Subtração e Multiplicação; Cálculo de determinante de uma matriz; Resolução de sistemas lineares e Problemas.
05. ANÁLISE COMBINATÓRIA E BINÔMIO DE NEWTON: Fatorial; Permutações simples; Arranjos Simples; Combinações simples; Números binominais; Termo geral do binômio de Newton; Problemas.
 06. TRIGONOMETRIA: Relações Métricas e Trigonométricas no Triângulo Retângulo; Equações, Transformações, Funções e Relações Trigonométricas.
 07. GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: Conceitos primitivos e Axiomas; Ponto, Reta e Plano: Propriedades, Relações, Posições e Determinações; Paralelismo e Perpendicularismo: Propriedades e Teorema; Projeções ortogonais; Distâncias.
 08. GEOMETRIA ANALÍTICA: Medida algébrica de um segmento; Sistema cartesiano ortogonal; O ponto: Distância entre dois pontos, Ponto médio de um segmento e Condição de alinhamento de três pontos; A reta: Equação geral da reta, Inclinação e Cálculo do coeficiente angular de uma reta, Equação da reta que passa por um ponto e Equação reduzida da reta e Função afim; Problemas.
 09. NÚMEROS COMPLEXOS: Definição e Representação algébrica; Conjugado e Módulo; Igualdade e Operações; Problemas.
 10. POLINÔMIOS E EQUAÇÕES POLINOMIAIS: Conceito e Definição; Polinômio identicamente nulo; Grau de um polinômio; Valor numérico de um polinômio; Igualdade de polinômios; Raiz de um polinômio; Operações: Adição, Subtração e Multiplicação; Grau da equação polinomial; Raiz da equação polinomial; Conjunto solução da equação polinomial; Determinação das raízes da equação polinomial; Problemas.

3) ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

a) F Í S I C A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO




      I. MECÂNICA

01. CINEMÁTICA: Noções gerais; Movimento retilíneo uniforme (MRU); Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV); Queda livre; Gráfico do MRU e MRUV; Movimento circular uniforme (MCU).
02. DINÂMICA: Forças; Princípios fundamentais; Trabalho; Potência; Energia.
03. ESTÁTICA: Condições de equilíbrio; Hidrostática.

      II. TERMOLOGIA

01. TERMOMETRIA: Temperatura; Escalas termométricas; Equilíbrio térmico; Dilatação térmica.
02. CALORIMETRIA: Calor; Capacidade térmica; Calor sensível; Calor latente; Mudança de estado físico.

      III. ÓPTICA GEOMÉTRICA

01. LUZ: Fonte de luz; Meios ópticos; Fenômenos luminosos; Reflexão da luz; Refração da luz.
02. ESPELHOS: Espelhos planos; Espelhos esféricos; Raios incidentes.
03. LENTES ESFÉRICAS: Defeitos visuais.

      IV. ELETRICIDADE

01. CARGAS ELÉTRICAS; CAMPO ELÉTRICO; CAMPO MAGNÉTICO; POTENCIAL ELÉTRICO.
02. O MUNDO ELÉTRICO: Corrente elétrica; Corrente convencional e Corrente elétrica contínua e alternada.

b) Q U Í M I C A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO


      QUÍMICA GERAL

01. MATÉRIA E ENERGIA: Matéria: conceito; Propriedades da matéria; Estados físicos da matéria; Mudanças de estado.
02. NOÇÕES ELEMENTARES DA ESTRUTURA DO ÁTOMO: Os constituintes do átomo; Número atômico e massa atômica; Representação de elementos químicos; Elementos químicos; Símbolos químicos; Isotopia, Isobaria e Isotonia.
03. ESTRUTURA ATÔMICA: As experiências de Rutherford; A contribuição de Böhr; O princípio de exclusão de Pauling; Distribuição eletrônica em subníveis; A representação dos elétrons nos orbitais; A regra de Hund / O elétron de diferenciação.
04. LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS: Lei de Lavoisier e Lei de Proust; Lei de Dalton e Leis volumétricas.
05. CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS: A tabela periódica atual; As propriedades periódicas.
06. LIGAÇÕES QUÍMICAS: A ligação iônica ou eletrovalente; A ligação covalente ou molecular; Substâncias e Tipos de substâncias; Propriedades das substâncias.
07. FUNÇÕES QUÍMICAS: Ácido e Base; Sal e Óxido.
08. NÚMERO DE OXIDAÇÃO: Determinação do nox; Oxidação – Redução.
09. MASSAS: Massa atômica e Massa molecular; Átomo-grama e Número de átomo-grama; Molécula-grama e Número de molécula-grama; Número de avogrado.
10. REAÇÕES QUÍMICAS: Classificação das reações químicas; Balanceamento das equações químicas.

      FÍSICO-QUÍMICA

01. SOLUÇÕES: Densidade comum; Concentração comum; Molaridade e Título em massa; Fração molar; Diluição das soluções.
02. CINÉTICA QUÍMICA: Velocidade das reações; Concentração dos reagentes na velocidade das reações químicas.
03. TERMOQUÍMICA: Classificação das reações; Cálculo da ΔH.

      QUÍMICA ORGÂNICA

01. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA: Átomo do carbono (características); As ligações do carbono; Hibridação do carbono.
02. CADEIAS CARBÔNICAS: Tipos de cadeias carbônicas (classificação); Classificação dos átomos do carbono numa cadeia.
03. FUNÇÕES ORGÂNICAS, GRUPOS FUNCIONAIS E NOMENCLATURA: Hidrocarbonetos, Haletos, Álcool e Fenol; Aldeído, Cetona, Ácido carboxílico e Éster; Éter, Amina, Amida e Aminoácido.
04. ISOMERIA: Conceito; Isomeria plana e Isomeria espacial.

a) B I O L O G I A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO


01. SERES VIVOS E ECOLOGIA: Níveis de organização e obtenção de alimentos; Biodiversidade: fenômeno da vida; Fatores ecológicos e suas influências na vida dos seres vivos; Desequilíbrios ambientais e principais formas de poluição; O efeito estufa: causas e consequências; Destinação e formas de reciclagem do lixo;
02. CITOLOGIA: Composição química das células; A influência dos compostos inorgânicos e orgânicos no equilíbrio do corpo; Teoria celular e tipos de células; Estrutura celular: envoltórios, citoplasma e núcleo; Tipos de cromossomos e a relação com os genes; Células haploides e diploides; Etapas da divisão celular; A importância da meiose na reprodução sexuada; Bases da bioenergética: fotossíntese, ATP, fermentação e respiração celular; A biotecnologia no tempo.
03. VARIABILIDADE DOS SERES VIVOS: Tipos de reprodução assexuada e sexuada e seus mecanismos de transmissão; Casos especiais de reprodução; Métodos contraceptivos, vasectomia e laqueadura; Forma de contágio das DST’s, câncer de próstata, de mama e de colo uterino.
04. ZOOLOGIA: Categorias taxionômicas dos seres vivos e nomenclatura; Vírus e doenças relacionadas; Grupos dos seres vivos, suas características e reprodução; Reino Monera; Reino Protista; Reino Fungi e Reino Animalia.
05. BOTÂNICA: Reino Plantae; Biotecnologia e tecidos vegetais; Tipos de cultivos.
06. GENÉTICA E EVOLUÇÃO: Terminologia da genética; Leis de Mendel; Célula-tronco, descobertas e aplicações; Bases da hereditariedade, suas implicações, interações e heranças ligada, influenciada e restrita ao sexo; Genes letais e melhoramento genético; Estudo da adaptação das espécies, os mecanismos evolutivos, especiação e as evidências evolutivas; teorias e fatores evolutivos; A genética das populações; A alteração da frequência gênica por determinadas patologias.

4) ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS

a) H I S T Ó R I A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO




01. INTRODUÇÃO À HISTÓRIA: História e historiadores; Periodização histórica; Fontes históricas e o calendário;
02. PRÉ-HISTÓRIA: O homem na evolução das espécies; - Primeiros povos da América e a pré-história brasileira; O período neolítico e Revolução Agrícola;
03. AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: Povos da Mesopotâmia; Egípcios, Hebreus, Fenícios; Gregos; Romanos;
04. ANTIGUIDADE CLÁSSICA: Grécia e Roma – da polis ao império; Mundo islâmico e povos africanos;
05. IDADE MÉDIA OCIDENTAL: Reinos germânicos, feudalismo e sua transposição, igreja e cultura medieval;
06. IDADE MODERNA: O MUNDO NO SÉCULO XV - XVI: Renascimento, reformas religiosas, expansão europeia e conquista da América; mercantilismo e sistema colonial;
07. BRASIL COLONIAL: A Europa e o Novo Mundo: Relações econômicas, sociais e culturais do sistema colonial;
08. IDADE MODERNA: O MUNDO DOS SÉCULOS XVII E XVIII: Antigo Regime; O Iluminismo e Despotismo; Revolução Francesa; Revolução Industrial;
09. IDADE CONTEMPORÂNEA: O MUNDO NO SÉCULO XIX: Independências na América Latina; A Revolução industrial inglesa (séculos XVIII e XIX); Processos políticos e sociais no século XIX na Europa; Questão Militar; Questão Abolicionista.
10. IDADE CONTEMPORÂNEA: O MUNDO E O BRASIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: Primeira Guerra Mundial; A situação conflituosa do início do século; Crise do capitalismo e regimes totalitários; Grande Depressão: a crise internacional do capitalismo; Segunda Guerra Mundial; Antecedentes: o caminho para a guerra; Guerra Mundial: as etapas do maior conflito da história; A instituição da República; Sociedade e economia na Primeira República; Revolta na Primeira República; Era Vargas (1930-1945); Crise do café: a agonia da Primeira República; Governo provisório: o combate às velhas estruturas; Governo constitucional: a intensa agitação política e social; Governo ditatorial: a instituição do Estado Novo.
11. IDADE CONTEMPORÂNEA: O MUNDO E O BRASIL ATÉ OS DIAS ATUAIS: Pós-guerra e novos confrontos; Independência afro-asiáticas e conflitos árabe-israelenses; Socialismo: da revolução à crise; Desigualdades e globalização; Período democrático (1946-1964); Governos militares; Período democrático atual.

b) H I S T Ó R I A   D E   R O N D Ô N I A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO


Ø HISTÓRIA – MEMÓRIA E CIDADANIA: - Rondônia e seus antepassados: Os sítios arqueológicos; - A população indígena, a ocupação e povoamento dos vales dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira; - A atuação dos missionários na Amazônia nos séculos XVII e XVIII; - A sociedade e a economia do vale do Guaporé no Colonialismo; - A política de fortificação Lusitânia na Amazônia – O Forte Príncipe da Beira; - O 1º Ciclo da Borracha; - O tratado de Ayacucho; - A construção da EFMM; - O tratado de Petrópolis e a questão do Acre; - A linha Telegráfica; - O 2º Ciclo da Borracha; - Rondônia: território e Estado; - Política e economia atual do estado; - Rondônia e a diversidade étnica racial.

c) G E O G R A F I A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO




01. DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E NATURAL: Conceitos e princípios; Estrutura, forma e Dinâmica da Terra e a ação antrópica; Formações vegetais, domínios morfológicos e o Clima; O planeta, as águas e os problemas ambientais; A questão agrária nas várias regiões do mundo e do Brasil; Estrutura fundiária e a luta pela terra; Questões ambientais nas regiões produtivas mundiais; Expropriação de terras e urbanização na Amazônia; Questões ambientais na Amazônia; A degradação ambiental e as mudanças ecológicas globais; A sociedade de consumo e o meio ambiente – local ao global; Sustentabilidade ambiental e social.
02. DINÂMICA POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: Modo de produção capitalista e a sociedade industrial no mundo: diferentes processos de organização espacial; O mundo contemporâneo: espaço rural e espaço urbano; A urbanização mundial e brasileira; Rede hierárquica de cidades e suas especificidades; O espaço agrário, a agropecuária e a indústria; Regiões produtivas e agrícolas no mundo; A fome x mercado de produção; Processo de modernização da atividade agropecuária; Os complexos regionais: nordeste, centro-sul e o espaço amazônico; Potencial econômico, metropolização e os problemas urbanos; As fontes de energia, produção e comércio; As revoluções industriais e a resistência dos trabalhadores; Organização do espaço mundial, aspectos históricos e geopolíticos do século XX; O mundo bipolar e a nova ordem multipolar; Fluxos e redes de negócios em diferentes escalas; A importância da ciência e da tecnologia no mundo globalizado; Globalização, meio ambiente e blocos econômicos; A globalização e as desigualdades socioespaciais do Brasil; O cenário geopolítico no mundo contemporâneo.
03. DINÂMICA DEMOGRÁFICA E CULTURAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: As Transformações da paisagem ocasionadas pelas diferentes formas de trabalho humano; O espaço geográfico produto do trabalho humano na natureza; A força de trabalho e o capital na era da tecnologia; O Brasil: Construção do território e a formação do povo brasileiro; A economia do pau Brasil e da cana de açúcar; Formação étnica-cultural; Conceito de nação e identidade sociocultural; Crescimento populacional, transição e evolução demográfica; Fluxo migratório nos processos de urbanização; Desigualdades sociais e exclusão socioespacial; Fluxos migratórios de trabalhadores e Lutas territoriais, terrorismo e zona de fronteira.

d) G E O G R A F I A   D E   R O N D Ô N I A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO




Ø DINÂMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DE RONDÔNIA
01. DIMENSÃO GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: Ocupação e povoamento dos vales dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé; A exploração da borracha (I e II ciclos); A construção da EFMM; O território Federal do Guaporé/RO; A construção da Rodovia 029/364; Projeto de Colonização do INCRA; Os ciclos econômicos: mineração, extrativismo, agropecuária, agronegócios e as hidrelétricas; A criação do Estado de RO e as divisões regionais – Localização, Limites e Área; Produção econômica atual: Interesse na apropriação e na decisão sobre o uso do Solo; Rondônia na Rota da Globalização.
02. DIMENSÃO SOCIOCULTURAL: A população de RO: distribuição, composição, densidade e mobilidade espacial; População tradicional: seringueiros, ribeirinhos, quilombolas e pomeranos; População indígena; Segregação e exclusão da população; A urbanização e a especulação imobiliária; A infraestrutura territorial: Malha viária, hidroviária e aérea, rede de telecomunicações.
03. DIMENSÃO FÍSICA E AMBIENTAL: Políticas públicas socioeconômicas e ambientais; Questões ambientais e sustentabilidade; Relevo, Vegetação, Clima e Hidrografia.

e) F I L O S O F I A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO




01. Por que e quais as vantagens de estudar Filosofia?
02. A Origem da Filosofia: do mito à razão.
03. Mitos regionais (Indígenas e Afrodescendentes).
04. A verdade segundo o mito e a Filosofia.
05. Características do conhecimento: crítico, reflexivo e sistemático.
06. A atitude filosófica: questionamento e reflexão.
07. Filosofia pré-socrática.
08. Os sofistas: O discurso e a virtude.
09. Noções de Filosofia clássica: Sócrates, Platão e Aristóteles.
10. Patrística: Filosofia e religião.
11. Escolástica: Fé e Razão.
12. Relação sujeito e objeto.
13. Noções da Teoria do Conhecimento: Ceticismo, Dogmatismo, Idealismo, Empirismo, Pragmatismo, Racionalismo, Criticismo.
14. Tipos de Conhecimento.
15. Filosofia da religião; O sagrado e o profano.
16. O conceito de Ética e Moral.
17. Identidade, igualdade, diversidade e tolerância.
18. Ética Ciência e Tecnologia.
19. Linguagem: o pensamento e a cultura.
20. Os diversos tipos de linguagem.
21. A linguagem e sua função social.
22. O existencialismo: a relação homem e mundo.
23. A liberdade e suas consequências.
24. Tecnologia e seus limites.
25. O que é política?
26. Os Direitos Humanos.
27. Democracia, Liberdade e Participação.
28. Noções de Ideologia.






f) S O C I O L O G I A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO


01.  O que é Sociologia?
02. As relações e interações sociais.
03. As diferenças e igualdades dos relacionamentos sociais.
04. A natureza e cultura.
05. As instituições sociais e a organização da sociedade.
06. Desigualdade Social no Mundo.
07. Desigualdade Social no Brasil.
08. O pensamento político e científico.
09. A formação da identidade e da cidadania: os tipos de violência.
10. O processo de trabalho, as relações de trabalho, a divisão e a reprodução social.
11. O Pensamento multicultural.
12. A organização política do Estado brasileiro.
13. Os movimentos sociais.
14. Organização do espaço rural e urbano e de suas relações (conflito social, segregação socioespacial e territorialidade.







ANEXO IV
– CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA OS EXAMES DE CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL – 8ª SÉRIE/9º ANO

L Í N G U A   P O R T U G U E S A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO FUNDAMENTAL


01. COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
02. ORTOGRAFIA: emprego de j, g, x, ch, ss, z, ç, sc, s, à, há, a fim, afim, se não, senão.
03. DIVISÃO SILÁBICA
04. PONTUAÇÃO
05. MORFOLOGIA: Elementos estruturais da palavra: radical, afixos, desinências.
06. PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
07. EMPREGO DAS CLASSES GRAMATICAIS
08. SINTAXE: Frases, orações e períodos.
09. TERMOS DA ORAÇÃO: essenciais, integrantes e acessórios.
10. PREDICAÇÃO VERBAL
11. PERÍODOS COMPOSTOS POR COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
12. SINTAXE DE CONCORDÂNCIA: concordância nominal e verbal.
13. SINTAXE DE REGÊNCIA: o fenômeno da crase.
14. SINTAXE DE COLOCAÇÃO: posição do pronome átono.
15. ESTILÍSTICA: figuras de linguagem: metáfora, comparação, metonímia, polissíndeto, hipérbole, ironia,
     eufemismo, prosopopeia, catacrese, onomatopeia, pleonasmo, antítese, etc.
16. SEMÂNTICA: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, conotação e denotação.
17. TIPOLOGIA TEXTUAL: descrição, narração, dissertação.
18. NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO

L Í N G U A   I N G L E S A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO FUNDAMENTAL


01. TEXT: Comprehension.
02. VERBS: Simple Present Tense; Simple Past Tense: Regular e Irregular; Future with Will; Interrogative, Negative and Affirmative (Contract Form); Modal: Can, Cannot, Can’t.
03. VEGETABLES
04. ADVERBS AND FREQUENCY
05. SUBJECT AND OBJECT PRONOUNS
06. MANY, MUCH, FEW, LITTLE, A LOT OF
07. HOW MANY / HOW MUCH
08. THERE IS / THERE ARE
09. POSSESSIVE AND GENITIVE CASE
10. INDEFINITE ADJECTIVE: Some, Any, No.
11. COMPARATIVE DEGREE OF THE ADJECTIVES
12. PREPOSITIONS
13. ARTICLES
14. PLURAL OF NOUNS
15. THAT / THIS / THOSE / THEESE

M A T E M Á T I C A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO FUNDAMENTAL


      I) CALCULANDO COM RADICAIS
01. Raiz enésima de um número real.
02. Radical aritmético e suas propriedades.
03. Simplificando radicais: extração de fatores do radicando.
04. Introduzindo um fator externo no radicando.
05. Adicionando algebricamente dois ou mais radicais.
06. Multiplicando e dividindo expressões com radicais de mesmo índice e com índices diferentes.
07. Potenciação de uma expressão com radicais.
08. Racionalizando denominadores de uma expressão fracionária.
09. Simplificando expressões com radicais.
10. Potências com expoente racional.

      II) EQUAÇÕES E SITEMAS DO 2º GRAU
01. Equação do 2º grau com uma incógnita.
02. Resolvendo equações incompletas do 2º grau com uma incógnita.
03. Resolvendo equações completas do 2º grau com uma incógnita.
04. Resolvendo problemas envolvendo equações do 2º grau.
05. Sistema de equações do 2º grau.
06. Resolvendo equações do 2º grau.

      III) SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO
01. Segmentos proporcionais.
02. Teorema de Tales.
03. Figuras semelhantes.
04. Polígonos semelhantes.
05. Triângulos semelhantes.

      IV) RELAÇÕES MÉTRICAS E RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
01. Teorema de Pitágoras.
02. Relações métricas no triângulo retângulo.
03. Relações trigonométricas no triângulo retângulo.
04. Resolvendo problemas.
  
      V) PERÍMETROS E ÁREAS DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
01. Quadrado e Retângulo.
02. Triângulo.
03. Losango.
04. Trapézio.

C I Ê N C I A S

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO FUNDAMENTAL


      I – QUÍMICA

01. MATÉRIA: Estrutura da matéria; Fases da matéria.
02. ÁTOMO: Estruturas; Números atômicos; Números de massa; Isótopos, isóbaros e isótonos;
03. ELEMENTOS E SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Nomenclatura; Substâncias puras; Misturas – Homogêneas e Heterogêneas.
04. COMBINAÇÃO DOS ELEMENTOS: Íon; Valência.
05. FUNÇÕES QUÍMICAS: Ácidos; Bases; Sais; Óxidos.
06. REAÇÕES QUÍMICAS: Representação das reações; Classificação; Fatores de influência nas reações químicas.

      II – FÍSICA

07. MOVIMENTO: Elementos do movimento; Tipos de movimento: uniforme, acelerado e retardado.
08. FORÇA: Elementos de uma força; Sistemas de forças; Força gravitacional; Equilíbrio dos corpos.
09. TRABALHO: Relação trabalho-energia; Unidade de trabalho; Potência.
10. MÁQUINAS SIMPLES: Alavancas; Polias; Roldanas e etc.
11. CALOR: Fontes de calor; Medidas de temperatura.
12. SOM: Propagação; Frequências; Velocidade; Reflexão.
13. LUZ: Corpos luminosos e iluminados; Propagação; Velocidade; Refração; Espelhos.
14. MAGNETISMO: Fenômenos magnéticos; Ímãs permanentes e temporários; Campo magnético de um ímã.
15. ELETRICIDADE: Condutores de eletricidade; Para-raios.

H I S T Ó R I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO FUNDAMENTAL


Ø CIDADANIA E CULTURA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO – RELAÇÕES DE PODER, NAÇÕES E COTIDIANO: Panorama do século XX no mundo; Conflitos e guerras que marcaram o século XX; Movimentos sociais no século XX; Crise política e produção artística; As comunidades de imigrantes no Brasil; População indígena e grupos étnicos existentes no Brasil; O Brasil na Primeira Guerra; O contexto político, econômico e cultural da sociedade política, no século XX; Cenário do período entre as duas guerras mundiais; Imigração para o Brasil e diversidade étnico-racial; Ditadura e democracia: estado e poder; Bipolarismo político: capitalismo e socialismo; O populismo no mundo; O crescimento do totalitarismo; Nazismo, fascismo e segunda guerra mundial; Democracia e totalitarismo no mundo; O Pós-guerra e a ordem mundial; A ONU e os Direitos Humanos; A industrialização do Brasil – relações com a economia mundial; A associação da ideia de progresso ao desenvolvimento econômico; A questão social e as organizações de trabalhadores; Organização de partidos políticos; O contexto da Guerra Fria; As ditaduras na América Latina; Intervenção política e militar dos EUA; Países socialistas: revoltas e revoluções no campo e nas cidades; Brasil: Estado e propaganda; a música brasileira; arte popular; a televisão como veículo de comunicação; Integração e manutenção do território brasileiro; Diversidade de manifestações artísticas; Formas de resistência; Redemocratização no Brasil: o movimento das Diretas Já!; A Constituição de 1988; O papel das eleições na construção da cidadania e da democracia; Mudanças nos países socialistas; Cidadania e atuação política e social; Movimento estudantil; Movimentos indígenas no século XX; Formas de trabalho e globalização; O meio ambiente – movimentos sociais e transformação; Negros e índios na sociedade atual; Desenvolvimento dos meios de comunicação e informação; Neoliberalismo; Diferentes formas de ação social.
Ø HISTÓRIA DE RONDÔNIA: A população indígena; O Forte Príncipe da Beira; O primeiro ciclo da borracha; A construção da E.F.M.M.; A importância de Aluizio Ferreira; O segundo ciclo da borracha; A abertura da rodovia BR-364; Os governadores do Território Federal do Guaporé e do Território Federal de Rondônia; Os garimpos de ouro do Rio Madeira; A criação do Estado de Rondônia e os Governadores do Estado de Rondônia.


G E O G R A F I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO FUNDAMENTAL


01. A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS E DAS NOVAS TERRITORIALIDADES EM REDE: Modo de produção; Globalização; Capitalismo x socialismo; Ordem bipolar e Multipolar; A divisão internacional do trabalho e a divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvido.
02. POLÍTICA ECONÔMICA: Economia mundial e Globalização; Características da economia global; Transformação no espaço geográfico; Transnacionais.
03. UM SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS: Aspectos gerais das Américas: físicos; socioeconômicos; étnicos; América: localização e regionalização; Aspectos políticos, econômicos, naturais sociais (o indígena, negro e seus conflitos); Blocos econômicos: MERCOSUL; NAFTA e proposta da ALCA; Aspectos físicos, econômicos, políticos e culturais.
04. MODERNIZAÇÃO, MODOS DE VIDA E A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: Países desenvolvidos; Países subdesenvolvidos; Índice de Desenvolvimento Humano (I.D.H.); Desenvolvimento sustentável; Fontes de energia; Principais fontes de energia utilizadas (renováveis e não renováveis); Energia alternativa; Consumo e questão ambiental.
05. GEOGRAFIA DE RONDÔNIA: Localização; Limites; Fusos horários; Climas; Vegetação; Rondônia e a preservação da floresta; População e Composição étnica; Recursos Naturais; Fontes de Energia; Extrativismo; Agropecuária; Transporte; Turismo e Manifestações Culturais.


ANEXO V
– CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA OS EXAMES DE CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS
DO ENSINO MÉDIO – 3º ANO

L Í N G U A   P O R T U G U E S A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


01. Compreensão e interpretação de textos.
02. Linguagem e comunicação; Função da linguagem.
03. Linguagem literária e não literária.
04. Coerência e coesão textual: instrumentos de coesão textual, coerência e intertextualidade.
05. Sistema ortográfico: emprego de letras.
06. Acentuação gráfica.
07. Frases, orações e períodos.
08. Termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios.
09. Períodos compostos por coordenação e subordinação.
10. Flexão nominal de gênero e número.
11. Sintaxe de concordância: nominal e verbal.
12. Sintaxe de regência (nominal/verbal); o fenômeno da crase.
13. Sintaxe de colocação: posição do pronome átono.
14. Emprego dos sinais de pontuação.
15. Estilística –Figura de linguagem: elipse, zeugma, polissíndeto, quiasmo, silepse, anacoluto, pleonasmo, metáfora, antítese, etc.
16. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, conotação e denotação.
17. Tipologia textual: descrição, narração e dissertação.
18. Gêneros literários: noções de versificação.
19. Pré-Modernismo: Semana de Arte Moderna, Modernismo (1ª e 2ª fases), Pós-Modernismo e Contemporaneidade.

L Í N G U A   I N G L E S A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


01. Text Comprehension
02. Verbs: Simple Present Tense; Simple Past Tense – Regular / Irregular; The present perfect tense.
03. The Simple Future Tense
04. Indirect Speech
05. Degrees of Comparison
06. The Passive Voice
07. Reflexive Pronouns
08. Possessive Adjectives
09. Adverbs of Manner
10. Prepositions of Movement
11. Countable and Uncountable Nouns
12. Question Tags
13. Past Continuous Tense
14. Relative Pronouns

M A T E M Á T I C A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


01. GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: Posições relativas e Determinações; Paralelismo e Perpendicularismo; Projeções e Distâncias.
02. GEOMETRIA ESPACIAL MÉTRICA: Poliedros ⌐ Prismas e Pirâmides; Área e Volume ⌐ Princípio de Cavalieri; Corpos arredondados ⌐ Cilindro, Cone e Esfera; Área da superfície e Volume.
03. GEOMETRIA ANALÍTICA: Ponto e Reta; Circunferência; Secções cônicas.
04. NÚMEROS COMPLEXOS: Forma algébrica de um número complexo ⌐ Plano de Argand-Gauss, Igualdade e Conjugado; Operações com números complexos ⌐ Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão e Potências de i; Representação geométrica dos números complexos; Forma trigonométrica de um número complexo ⌐ Módulo e Argumento, Forma trigonométrica; Operações com números complexos na forma trigonométrica ⌐ Multiplicação e Divisão, Potenciação e Radiciação ⌐ Aplicação das fórmulas de “De Moivre”; Resolução de equações do         2º grau no conjunto dos números complexos.
05. POLINÔMIOS: Função polinomial; Valor numérico de um polinômio; Raiz de um polinômio; Operações com polinômios ⌐ Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão ⌐ Método da chave, Dispositivo de Briot-Ruffini, Teorema de D’Alembert e Teorema do fator.
06. EQUAÇÕES POLINOMIAIS OU ALGÉBRICAS: Determinação das raízes e zero de uma equação algébrica; Conjunto solução de uma equação algébrica; Decomposição em fatores de 1º grau ⌐ Teorema fundamental da álgebra; Teorema da decomposição, Multiplicidade de uma raiz, Raízes nulas, Raízes complexas, Relações de Girard e Raízes racionais.

F Í S I C A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO




      I. CARGA ELÉTRICA

01. Condutores e isolantes elétricos.
02. Força elétrica – Uma força elementar.
03. Como carregar eletricamente um corpo.
04. Como saber se um corpo está eletrizado
05. A lei da força elétrica

      II. CAMPO ELÉTRICO

06. O campo gravitacional.
07. O campo elétrico.
08. Campos elétricos gerados por cargas pontuais.

      III. CAMPO MAGNÉTICO

09. O imã.
10. O campo magnético.
11. O campo magnético terrestre.
12. Eletromagnetismo.
IV. POTENCIAL ELÉTRICO

13. O potencial gravitacional.
14. O potencial elétrico.
15. O trabalho da força elétrica.
16. Diferença de potencial numa região de campo elétrico uniforme.
17. Energia potencial elétrica.

V. O MUNDO ELÉTRICO

18. Corrente elétrica.
19. Corrente convencional.
20. Corrente elétrica contínua e alternada.








Q U Í M I C A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


01. INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA: Principais diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos; Propriedades do átomo de Carbono; Tipos de ligações do Carbono; Classificação das cadeias carbônicas; Nomenclatura dos compostos orgânicos; Radicais orgânicos.
02. FUNÇÕES ORGÂNICAS –Os Grupos Funcionais: Hidrocarbonetos; Alcoóis; Ácidos Carboxílicos; Fenóis; Enóis; Éteres; Aldeídos; Cetonas; Aminas; Amidas; Nitrilas; Haletos orgânicos; Ácidos sulfônicos.
03. SÉRIES ORGÂNICAS –Compostos orgânicos em série: Série homóloga; Série Isóloga; Série heteróloga.
04. ISOMERIA: Isomeria plana; Isomeria espacial geométrica; Isomeria espacial ótica.
05. REAÇÕES ORGÂNICAS: Ruptura de uma ligação; Reações de substituição; Reações de adição; Reações de eliminação; Reações de oxidação; Reações de redução; Outras reações orgânicas; Reações de combustão completa; Síntese de Wutz; Reações dos compostos de Grignard; Reações de Salificação; Reações de esterificação.
06. BIOQUÍMICA –Grupo bioquímico: Lipídeos; Hidratos de Carbono; Aminoácidos; Proteínas; Ácido nucleico.
07. PETRÓLEO, CARVÃO E MADEIRA: Fração do petróleo; A gasolina; Rulha; Madeira.

B I O L O G I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


01. A 1ª LEI DE MENDEL: Introdução ao estudo da Genética; A primeira Lei de Mendel; Interpretação dos trabalhos de Mendel; O gene e o ambiente; O código genético.
02. A 2ª LEI DE MENDEL: A experiência de Mendel; Interpretação da 2ª Lei de Mendel.
03. POLIALELIA E GRUPOS SANGUÍNEOS: A polialelia em coelhos; O sistema ABO de grupos sanguíneos; O sistema RH de grupos sanguíneos.
04. INTERAÇÃO GÊNICA: Genes complementares; Epistasia; Poligenes; Pleiotropia.
05. SEXO E HERANÇA GENÉTICA: Os cromossomos sexuais; A herança ligada ao sexo.
06. A TEORIA DA EVOLUÇÃO: O lamarckismo; O Darwinismo.
07. MUTAÇÃO E SELEÇÃO NATURAL: Natureza das mutações; Frequência das mutações; Fatores mutagênicos; Seleção natural.
08. GENÉTICA DAS POPULAÇÕES: A lei de Hardy-Weinberg; A função de novas espécies.
09. A HISTÓRIA DOS SERES VIVOS: Procariontes e eucariontes; A evolução dos invertebrados; A evolução dos vertebrados; A evolução das plantas; A evolução do homem.
10. O CAMPO DA ECOLOGIA: Habitat; Nicho ecológico.
11. O ESTUDO DAS POPULAÇÕES: O crescimento das populações; A explosão democrática.
12. CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES: Cadeia alimentar; Teia alimentar; Pirâmide ecológica; poluição e desequilíbrio na cadeia alimentar.
13. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: O ciclo do carbono; O ciclo do oxigênio; O ciclo da água; O ciclo do nitrogênio; O ciclo do cálcio.
14. RELAÇÃO ENTRE SERES VIVOS E MEIO BIÓTICO E ABIÓTICO: Sociedade; Colônias; Mutualismo; Comensalismo; Canibalismo; Predatismo; Parasitismo.
15. SUCESSÃO ECOLÓGICA: As sucessões ecológicas; A estabilidade da comunidade clímax.
16. DISTRIBUIÇÃO DOS ORGANISMOS NA BIOSFERA: Talassociclo; Limnociclo; Epinociclo.
17. POLUÍÇÃO E DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO: A poluição do ar; A poluição das águas; A destruição dos solos; Poluição radioativa.

H I S T Ó R I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


01. IDADE CONTEMPORÂNEA: O MUNDO E O BRASIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: Primeira Guerra Mundial; A situação conflituosa do início do século; Crise do capitalismo e regimes totalitários; Grande Depressão: a crise internacional do capitalismo; Segunda Guerra Mundial; Antecedentes: o caminho para a guerra; Guerra Mundial: as etapas do maior conflito da história; A instituição da República; Sociedade e economia na Primeira República; Revolta na Primeira República; Era Vargas (1930-1945); Crise do café: a agonia da Primeira República; Governo provisório: o combate às velhas estruturas; Governo constitucional: a intensa agitação política e social; Governo ditatorial: a instituição do Estado Novo.
02. IDADE CONTEMPORÂNEA: O MUNDO E O BRASIL ATÉ OS DIAS ATUAIS: Pós-guerra e novos confrontos; Independência afro-asiáticas e conflitos árabe-israelenses; Socialismo: da revolução à crise; Desigualdades e globalização; Período democrático (1946-1964); Governos militares; Período democrático atual.

H I S T Ó R I A   D E   R O N D Ô N I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


Ø HISTÓRIA – MEMÓRIA E CIDADANIA: - Rondônia e seus antepassados: Os sítios arqueológicos; - A população indígena, a ocupação e povoamento dos vales dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira; - A atuação dos missionários na Amazônia nos séculos XVII e XVIII; - A sociedade e a economia do vale do Guaporé no Colonialismo; - A política de fortificação Lusitânia na Amazônia – O Forte Príncipe da Beira; - O 1º Ciclo da Borracha; - O tratado de Ayacucho; - A construção da EFMM; - O tratado de Petrópolis e a questão do Acre; - A linha Telegráfica; - O 2º Ciclo da Borracha; - Rondônia: território e Estado; - Política e economia atual do estado; - Rondônia e a diversidade étnica racial.

G E O G R A F I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO



01. DINÂMICA POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: Organização do espaço mundial, aspectos históricos e geopolíticos do século XX; O mundo bipolar e a nova ordem multipolar; Fluxos e redes de negócios em diferentes escalas; A importância da ciência e da tecnologia no mundo globalizado; Globalização, meio ambiente e blocos econômicos; A globalização e as desigualdades socioespaciais do Brasil; O cenário geopolítico no mundo contemporâneo.
02. DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E NATURAL: A degradação ambiental e as mudanças ecológicas globais; A sociedade de consumo e o meio ambiente – local ao global; Sustentabilidade ambiental e social.
03. DINÂMICA DEMOGRÁFICA E CULTURAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: Desigualdades sociais e exclusão socioespacial; Fluxos migratórios de trabalhadores e Lutas territoriais, terrorismo e zona de fronteira.

G E O G R A F I A   D E   R O N D Ô N I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


Ø DINÂMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DE RONDÔNIA
01. DIMENSÃO GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: Ocupação e povoamento dos vales dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé; A exploração da borracha (I e II ciclos); A construção da EFMM; O território Federal do Guaporé/RO; A construção da Rodovia 029/364; Projeto de Colonização do INCRA; Os ciclos econômicos: mineração, extrativismo, agropecuária, agronegócios e as hidrelétricas; A criação do Estado de RO e as divisões regionais – Localização, Limites e Área; Produção econômica atual: Interesse na apropriação e na decisão sobre o uso do Solo; Rondônia na Rota da Globalização.
02. DIMENSÃO SOCIOCULTURAL: A população de RO: distribuição, composição, densidade e mobilidade espacial; População tradicional: seringueiros, ribeirinhos, quilombolas e pomeranos; População indígena; Segregação e exclusão da população; A urbanização e a especulação imobiliária; A infraestrutura territorial: Malha viária, hidroviária e aérea, rede de telecomunicações.
03. DIMENSÃO FÍSICA E AMBIENTAL: Políticas públicas socioeconômicas e ambientais; Questões ambientais e sustentabilidade; Relevo, Vegetação, Clima e Hidrografia.

F I L O S O F I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO




    I – LINGUAGEM E TECNOLOGIA

01. Ética Ciência e Tecnologia.
02. Linguagem: o pensamento e a cultura.
03. Os diversos tipos de linguagem.
04. A linguagem e sua função social.
05. O existencialismo: a relação homem e mundo.
06. A liberdade e suas consequências.
07. A fenomenologia.
08. Tecnologia e seus limites.
    II – FILOSOFIA POLÍTICA E CIDADANIA

01. O que é política?
02. Os Direitos Humanos.
03. Democracia, Liberdade e Participação.
04. Noções de Ideologia.






S O C I O L O G I A

PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO


    – A COMPREENSÃO DOS DIREITOS, DA CIDADANIA E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: O PAPEL TRANSFORMADOR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

01. O Pensamento multicultural.
02. A organização política do Estado brasileiro.
03. Os movimentos sociais.
04. Organização do espaço rural e urbano e de suas relações (conflito social, segregação socioespacial e territorialidade.
ANEXO VI
 – FICHA DE INSCRIÇÃO (MODELO)

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – GEPRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PADRE MORETTI

 
INSCRIÇÃO:

                                /2015
  
 
Caixa de texto:      F O T O
                                         

 

 
                                          

MODELOEXAMES GERAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 4º ANO)
NOME: ___________________________________________________________________________________________
END.: __________________________________________________________ FONE: ____________________________
IDADE COMPLETA: ______ ANOS.   DOC. DE IDENTIFICAÇÃO: ___________ Nº _______________________ UF______
DATA DE NASC.: ______/______________/_________    NATURAL DE: ______________________________ UF ______
NOME DA MÃE: ____________________________________________________________________________________
          LINGUAGEM                         MATEMÁTICA                     CIÊNCIAS DA NATUREZA                     CIÊNCIAS HUMANAS
LÍNG. PORTUGUESA            MATEMÁTICA                      CIÊNCIAS                                                HISTÓRIA
                                                                                                                                                                 GEOGRAFIA

                                                                                                    Porto Velho, ______ de _______________ de 2015.
___________________________________                                                        ___________________________________
  Assinatura do(a) Aluno(a) ou Procurador(a) Legal                                                                                       Assinatura do(a) Funcionário(a)

 


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – GEPRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PADRE MORETTI

 
INSCRIÇÃO:

                                /2015
  
 
Caixa de texto:      F O T O
                                         

 

 
                                          

MODELOEXAMES GERAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ 8ª SÉRIE/9º ANO

NOME: ___________________________________________________________________________________________
END.: __________________________________________________________ FONE: ____________________________
IDADE COMPLETA: ______ ANOS.   DOC. DE IDENTIFICAÇÃO: ___________ Nº _______________________ UF______
DATA DE NASC.: ______/______________/_________    NATURAL DE: ______________________________ UF ______
NOME DA MÃE: ____________________________________________________________________________________
          LINGUAGEM                         MATEMÁTICA                     CIÊNCIAS DA NATUREZA                     CIÊNCIAS HUMANAS
LÍNG. PORTUGUESA            MATEMÁTICA                      CIÊNCIAS                                                HISTÓRIA
LÍNG. INGLESA                                                                                                                                      GEOGRAFIA


                                                                                                    Porto Velho, ______ de _______________ de 2015.
___________________________________                                                        ___________________________________
  Assinatura do(a) Aluno(a) ou Procurador(a) Legal                                                                                       Assinatura do(a) Funcionário(a)



GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – GEPRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PADRE MORETTI

 
INSCRIÇÃO:

                                /2015
  
 
Caixa de texto:      F O T O
                                         

 

 
                                          

MODELOEXAMES GERAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ENSINO MÉDIO

NOME: ___________________________________________________________________________________________
END.: __________________________________________________________ FONE: ____________________________
IDADE COMPLETA: ______ ANOS.   DOC. DE IDENTIFICAÇÃO: ___________ Nº _______________________ UF______
DATA DE NASC.: ______/______________/_________    NATURAL DE: ______________________________ UF ______
NOME DA MÃE: ____________________________________________________________________________________
          LINGUAGEM                         MATEMÁTICA                     CIÊNCIAS DA NATUREZA                     CIÊNCIAS HUMANAS
LÍNG. PORTUGUESA            MATEMÁTICA                      FÍSICA                                                     GEOGRAFIA & GEOG-RO
LÍNG. INGLESA                                                                      QUÍMICA                                               HISTÓRIA & HIST-RO
ED. FÍSICA                                                                              BIOLOGIA                                              SOCIOLOGIA
ARTES                                                                                                                                                     FILOSOFIA

                                                                                                    Porto Velho, ______ de _______________ de 2015.
___________________________________                                                        ___________________________________
  Assinatura do(a) Aluno(a) ou Procurador(a) Legal                                                                                       Assinatura do(a) Funcionário(a)

 


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – GEPRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PADRE MORETTI

 
INSCRIÇÃO:

                                /2015
  
 
Caixa de texto:      F O T O
                                         

 

 
                                          

MODELOEXAMES DE CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS (8º ANO DA EJA OU 9º ANO DO REGULAR) – ENS. FUNDAMENTAL

NOME: ___________________________________________________________________________________________
END.: __________________________________________________________ FONE: ____________________________
IDADE COMPLETA: ______ ANOS.   DOC. DE IDENTIFICAÇÃO: ___________ Nº _______________________ UF______
DATA DE NASC.: ______/______________/_________    NATURAL DE: ______________________________ UF ______
NOME DA MÃE: ____________________________________________________________________________________
          LÍNG. PORTUGUESA                     MATEMÁTICA                                          HISTÓRIA
          LÍNG. INGLESA                               CIÊNCIAS                                                  GEOGRAFIA
                                                                                                                                     


                                                                                                    Porto Velho, ______ de _______________ de 2015.
___________________________________                                                        ___________________________________
  Assinatura do(a) Aluno(a) ou Procurador(a) Legal                                                                                       Assinatura do(a) Funcionário(a)




GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – GEPRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PADRE MORETTI

 
INSCRIÇÃO:

                                /2015
  
 
Caixa de texto:      F O T O
                                         

 

 
                                          

MODELOEXAMES DE CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS (3º ANO) – ENSINO MÉDIO


NOME: ___________________________________________________________________________________________
END.: __________________________________________________________ FONE: ____________________________
IDADE COMPLETA: ______ ANOS.   DOC. DE IDENTIFICAÇÃO: ___________ Nº _______________________ UF______
DATA DE NASC.: ______/______________/_________    NATURAL DE: ______________________________ UF ______
NOME DA MÃE: ____________________________________________________________________________________
          LÍNG. PORTUGUESA                    QUÍMICA                            FÍSICA                                                MATEMÁTICA
          LÍNG. INGLESA                              BIOLOGIA                           HISTÓRIA                                          GEOGRAFIA
          FILOSOFIA                                      SOCIOLOGIA                      HISTÓRIA DE RO                             GEOGRAFIA DE RO
                                                                                                                            
                                                                                                                                                    

                                                                                                    Porto Velho, ______ de _______________ de 2015.
___________________________________                                                        ___________________________________
  Assinatura do(a) Aluno(a) ou Procurador(a) Legal                                                                                       Assinatura do(a) Funcionário(a)

























ANEXO VII
– FORMULÁRIO PARA SOLICITAR CONDIÇÕES ESPECIAIS (MODELO)


SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

NOME DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
 
P R O V Ã O   O U   C I R C U L A Ç Ã O
 
Número da Carteira de Habilitação ou da Carteira de Trabalho
 
Número do Documento de Identidade
 
Estado
 
N O M E    P O R    E X T E N S O    D O    C A N D I D A T O
 
MODELO
F U N D A M E N T A L   O U   M É D I O
 
Eu ________________________________, sob CI de nº _______________ / UF _____ ou CNH ou CTPS de nº ________________________ inscrito no _________________ em nível ______________________________ que será disponibilizado no                       CEEJA ______________________________________________.
Declaro ser:
E S P E C I F I C A R    A    D E N O M I N A Ç Ã O
 
          ADVENTISTA ou outra: _____________________________________________
                                                                                    
         Solicito:
                   Fazer prova(s) na sexta-feira no período vespertino.
DESCREVER A(S) CONDIÇÃO(ÕES) ESPECIAL(IS) QUE NECESSITA(M) PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS
 
                    Outros: _______________________________________________________
          LACTANTE
         Solicito:
                  Sala Especial para o(a) Acompanhante de meu/minha filho(a)
DESCREVER A(S) CONDIÇÃO(ÕES) ESPECIAL(IS) QUE NECESSITA(M) PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS
 
                  Outros: ________________________________________________________
E S P E C I F I C A R    A    D E F I C I Ê N C I A
 
          DEFICIENTE FÍSICO: ______________________________________________
         Solicito:
D E S C R E V E R    A    A C E S S I B I L I D A D E    Q U E    M E L H O R    C O N V I R
 
                   Acessibilidade: _________________________________________________
E S P E C I F I C A R    O    T A M A N H O    D A    F O N T E
 
                   Prova Ampliada: _______________________________________________
DESCREVER A(S) CONDIÇÃO(ÕES) ESPECIAL(IS) QUE NECESSITA(M) PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS
 
                   Outros: _______________________________________________________

ASSINATURA DO(A) SOLICITANTE DA(S) CONDIÇÃO(ÕES) ESPECIAL(IS)
 
         Assim, assino ____________________________________________ .

Mês
 
Dia
 
Porto Velho, _____ de _______________ de 2015.















































ANEXO VIII
– QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE NÚMERO DE QUESTÕES
E SEUS RESPECTIVOS VALORES

Ø  PARA OS EXAMES GERAIS DA EJA – PROVÃO

CANDIDATOS AO PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SÉRIES INICIAIS
Área de Conhecimento
Componente Curricular
Quantidade de Questões
Valor
das Questões
Nota Máxima
DE 1º AO 4º ANO
Linguagem
L. Portuguesa
20
0,25 cada
5,0
Redação
De acordo com critérios, até...
...5,0
Matemática
Matemática
20
0,5 ponto
cada questão
10,0
Ciências da Natureza
Ciências
20
10,0
Ciências Humanas
História
10
5,0
Geografia
10
5,0


CANDIDATOS AO PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Área de Conhecimento
Componente Curricular
Quantidade de Questões
Valor
das Questões
Nota Máxima
ATÉ O 8º ANO /     9º ANO

Linguagem
L. Portuguesa
16
0,25 cada
5,0
Língua Inglesa
04
Redação
De acordo com critérios, até...
...5,0
Matemática
Matemática
20
0,5 ponto cada questão
10,0
Ciências da Natureza
Ciências
20
10,0
Ciências Humanas
História
10
10,0
Geografia
10


CANDIDATOS AO PROVÃO DO ENSINO MÉDIO
CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Área de Conhecimento
Componente Curricular
Quantidade de Questões
Valor
das Questões
Nota Máxima
DO 1º AO 3º ANO
Linguagem
L. Portuguesa
16
0,25 cada
5,0
Língua Inglesa
04
Redação
De acordo com critérios, até...
...5,0
Matemática
Matemática
20
0,5 cada
10,0
Ciências da Natureza
Física
10
0,3334 cada questão
10,0
Química
10
Biologia
10
Ciências Humanas
História
10
10,0
Geografia
10
História de RO
02
Geografia de RO
02
Filosofia
03
Sociologia
03



Ø  PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS

CANDIDATOS PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Componente Curricular
Quantidade de Questões
Valor
das Questões
Nota Máxima
8º ANO DA EJA
OU
 9º ANO DO REGULAR
Língua Portuguesa
20
0,25 ponto
5,0
Redação
De acordo com critérios, até...
...5,0
Língua Inglesa
20
0,5 ponto
cada questão
10,0
Matemática
20
10,0
Ciências
20
10,0
História
20
10,0
Geografia
20
10,0




CANDIDATOS PARA CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO
CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Componente Curricular
Quantidade de Questões
Valor
das Questões
Nota Máxima
3º ANO
Língua Portuguesa
20
0,5 ponto
5,0
Redação
De acordo com critérios, até...
...5,0
Língua Inglesa
20
0,5 ponto
cada questão
10,0
Matemática
20
10,0
Física
20
10,0
Química
20
10,0
Biologia
20
10,0
História
20
10,0
Geografia
20
10,0
História de Rondônia
20
10,0
Geografia de Rondônia
20
10,0
Filosofia
20
10,0
Sociologia
20
10,0
















ANEXO IX
– CALENDÁRIO E HORÁRIO

<> FUNDAMENTAL – 1º ao 4º ano<<
ORD
ATIVIDADE
PERÍODO / DISCIPLINAS
HORÁRIO
01
Inscrição.
De 16/03/2015 a 20/03/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
24/03/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
30/03/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
31/03/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 10/04/2015
Das 07h30min às 22h30min.
02
Inscrição.
De 13/04/2015 a 17/04/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
22/04/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
29/04/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
30/04/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 08/05/2015
Das 07h30min às 22h30min.
03
Inscrição.
De 11/05/2015 a 15/05/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
19/05/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
27/05/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
28/05/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 05/06/2015
Das 07h30min às 22h30min.
04
Inscrição.
De 08/06/2015 a 12/06/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
16/06/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
24/06/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
25/06/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 03/07/2015
Das 07h30min às 22h30min.
05
Inscrição.
De 03/08/2015 a 07/08/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
11/08/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
19/08/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
20/08/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 28/08/2015
Das 07h30min às 22h30min.
06
Inscrição.
De 31/08/2015 a 04/09/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
09/09/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
16/09/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
17/09/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 24/09/2015
Das 07h30min às 22h30min.
07
Inscrição.
De 25/09/2015 a 01/10/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
06/10/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
13/10/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
14/10/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 23/10/2015
Das 07h30min às 22h30min.
08
Inscrição.
De 26/10/2015 a 03/11/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
05/11/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
11/11/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
12/11/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 20/11/2015
Das 07h30min às 22h30min.
09
Inscrição.
De 23/11/2015 a 27/11/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
01/12/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
07/12/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
08/12/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 16/12/2015
Das 07h30min às 22h30min.
10
Inscrição.
De 01/02/2016 a 05/02/2016
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
Até 16/02/2016
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
17/02/2016 – Linguagem e Ciênc. Natur.
18/02/2016 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 08h00min às 12h00min.
Resultado.
Até 26/02/2016
Das 07h30min às 22h30min.


<> FUNDAMENTAL – 5º ao 8º ano<<
ORD
ATIVIDADE
PERÍODO / DISCIPLINAS
HORÁRIO
01
Inscrição.
De 09/03/2015 a 10/04/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
24/04/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
04/05/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
05/05/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
06/05/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
07/05/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 19h00min às 22h30min.
Resultado.
Até 03/07/2015
Das 07h30min às 22h30min.
02
Inscrição.
De 03/08/2015 a 04/09/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
18/09/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
05/10/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
06/10/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
07/10/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
08/10/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 19h00min às 22h30min.
Resultado.
Até 04/12/2015
Das 07h30min às 22h30min.

<> MÉDIO<<
ORD
ATIVIDADE
PERÍODO / DISCIPLINAS
HORÁRIO
01
Inscrição.
De 09/03/2015 a 10/04/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
30/04/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
11/05/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
12/05/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
13/05/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
14/05/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
18/05/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
19/05/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
20/05/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
21/05/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 19h00min às 22h30min.
Resultado.
Até 03/07/2015
Das 07h30min às 22h30min.
02
Inscrição.
De 03/08/2015 a 04/09/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
25/09/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
13/10/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
14/10/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
19/10/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
20/10/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
21/10/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
22/10/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
26/10/2015 – Linguagem e Ciênc. Natur.
27/10/2015 – Matemática e Ciênc. Hum.
Das 19h00min às 22h30min.
Resultado.
Até 04/12/2015
Das 07h30min às 22h30min.


<>
ORD
ATIVIDADE
PERÍODO / DISCIPLINAS
HORÁRIO
01
Inscrição.
De 06/07/2015 a 24/07/2015
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
31/07/2015
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
10/08/2015 – L. Portug., L. Ingl. e Filos.
11/08/2015 – Quím., Biol. e Sociol.
12/08/2015 – Físic., Hist. e Hist-RO.
13/08/2015 – Mat., Geog. e Geog-RO.
Das 14h00min às 17h30min.
Resultado.
Até 21/08/2015
Das 07h30min às 22h30min.
02
Inscrição.
De 11/01/2016 a 29/01/2016
Das 08h00min às 18h00min.
Resposta à Solicitação de Condições Especiais e das Inscrições Canceladas.
05/02/2016
Das 07h30min às 22h30min.
Provas.
15/02/2016 – L. Portug., L. Ingl. e Filos.
16/02/2016 – Quím., Biol. e Sociol.
17/02/2016 – Físic., Hist. e Hist-RO.
18/02/2016 – Mat., Geog. e Geog-RO.
Das 14h00min às 17h30min.
Resultado.
Até 26/02/2016
Das 07h30min às 22h30min.
                     
Obs.: O CEEJA Pe. Moretti reserva-se o direito de aplicar provas em semana(s) subsequente(s) ao proposto neste Calendário, de acordo com a necessidade, seja por algum tipo de impedimento ou por motivo da quantidade de inscritos ultrapassarem o limite permitido para o prédio designado à realização dos Exames.